17/07/2014
2ª BBEST oferece cursos tutoriais sobre produção de biocombustÃveis
|
Conferência também contará com exposição comercial, visitas técnicas e apresentação e premiação de trabalhos (foto: Elza Fiuza/ABr) |
A segunda edição da conferência Brazilian Bioenergy Science and Technology Conference (BBEST), que ocorrerá de 20 a 24 de outubro, em Campos de Jordão (SP), vai oferecer uma série de cursos tutoriais abrangendo aspectos tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais da produção e do uso de biocombustÃveis, com ênfase no etanol de cana-de-açúcar.
Dirigidos a profissionais, pesquisadores e estudantes de áreas relacionadas ao tema, os cursos serão realizados no dia 23 de outubro, divididos em oito tutoriais que cobrem os princÃpios e as bases da ciência e da tecnologia do setor, tratando dos seguintes tópicos: produção de cana-de-açúcar; práticas agrÃcolas; biocombustÃveis avançados e a produção de etanol no Brasil; rotas bioquÃmicas para etanol celulósico; rotas termoquÃmicas para biocombustÃveis; biorrefinarias; motores biocombustÃveis; e sustentabilidade de biocombustÃveis.
Os cursos tutoriais integram uma extensa programação cientÃfica que conta ainda com apresentações dos trabalhos orais e pôsteres, palestras plenárias e mesas-redondas, entre outras atividades.
Entre os destaques está o Policy Day, no dia 20 de outubro, dedicado ao debate de polÃticas públicas necessárias ao desenvolvimento do setor, destacando a bioenergia e questões relacionadas a segurança alimentar, ambiental, energética e de desenvolvimento sustentável.
Os temas surgiram durante o Rapid Assessment Process, de pesquisadores do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), do Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA) e do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), realizado em dezembro de 2013, em Paris, na França, com experts de 21 paÃses.
Feira e visitas técnicas
Em paralelo, empresas nacionais e de diversos outros paÃses terão espaço para apresentar, em uma feira de exposição comercial, suas novas tecnologias relacionadas a bioenergia em genética, enzimas, leveduras, produção de culturas de biomassa, etanol e biodiesel, processos de engenharia, instalações industriais, biorrefinarias, motores e células de combustÃvel, entre outras áreas.
Ainda como parte da programação, os participantes poderão se inscrever para fazer visitas técnicas ao Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), ao Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e à Usina São Manoel, conhecendo as áreas industrial e agrÃcola da empresa do ramo canavieiro. Os custos da inscrição nas visitas incluem transporte, alimentação e acomodação.
Competição
Durante a 2ª BBEST ocorrerá também a BE-BASIC International Design Competition for Students, que concederá bolsa de R$ 30 mil ao autor da melhor proposta de plano de inovação para a produção sustentável baseada em bioenergia. Podem participar estudantes de mestrado ou doutorado, individualmente ou em grupo, e o prazo para submissão de propostas se encerra no dia 20 de setembro.
Já resumos de trabalho para apresentação no evento serão aceitos até 20 de julho. As melhores produções também serão premiadas.
Mais informações sobre inscrição de trabalhos e a programação completa do evento, incluindo os roteiros das visitas técnicas, estão disponÃveis em www.bbest.org.br.
Fonte: Agência FAPESP
|