.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1131

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



17/07/2014



ArtBio 2014 - 1ª Mostra de arte científica brasileira


Inscrições abertas até 20 de agosto

Anualmente, pesquisadores brasileiros produzem fascinantes imagens que raramente são contempladas fora dos seus ambientes de produção. Esses documentos técnicos de grande importância para o desenvolvimento da ciência podem ser considerados autênticas expressões artísticas contemporâneas com poder de criar imediata conexão entre cientistas e sociedade.

Compartilhar o valor estético e educativo dessas obras é reconhecer a importância dos trabalhos em curso nos laboratórios do Brasil, potencializar o debate científico e instigar novos talentos.

A ArtBio 2014 - 1ª Mostra de Arte Científica Brasileira - abre uma janela para este extraordinário universo visto através das lentes da ciência e celebra os laços entre pesquisa, conhecimento e arte.

Principais objetivos

  • Democratizar a ciência e torná-la mais acessível ao grande público.
  • Estimular a produção de conhecimento e o diálogo entre a comunidade científica e a sociedade.
  • Apresentar uma nova perspectiva artística com recursos estéticos e informativos atraentes para compartilhar conhecimentos.
  • Promover e divulgar os trabalhos de emergentes e consagrados pesquisadores.
  • Promover as relações entre as diferentes disciplinas científicas e seus respectivos métodos cognitivos, realizando uma abordagem que estimule a interação entre pesquisadores, educadores e estudantes.
  • Despertar o interesse dos meios de comunicação em fazer da ciência um de seus temas centrais, bem como os responsáveis pelas políticas públicas relacionadas à pesquisa científica nacional.

Regulamento

Imagens fotográficas, microfotográficas, imagens de sensores, instrumentos ópticos, eletromagnéticos e eletrônicos, microscópios, telescópios, satélites, raio x, ultrassom, ressonância magnética e instrumentos similares, produzidas por pesquisadores das mais variadas disciplinas científicas, serão selecionadas por um júri especializado com base nos critérios de originalidade, conteúdo de informação, proficiência técnica e impacto visual.

Serão aceitos trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, titulares, contratados ou estagiários de laboratórios ou centros de pesquisas de empresas e instituições públicas ou privadas.

O tema é livre e qualquer tipo de técnica é aceitável. Cada participante poderá inscrever até 5 (cinco) imagens visualmente atraentes e originais. Os arquivos digitais deverão ser enviados nas extensões TIFF, JPG ou BMP com até 10MB. Pequenos ajustes realizados no computador são aceitáveis, desde que a manipulação não altere as informações específicas e originais da imagem.

Todo material deverá possuir um título e uma legenda de no máximo 100 palavras que descreva a imagem, a técnica utilizada e a pesquisa em questão, além do nome do autor ou equipe, local de trabalho, e-mail, endereço e telefone de contato.

O resultado desta seleção de imagens, com legendas dos autores, técnicas utilizadas e objetivos das pesquisas, será apresentado na mostra online ArtBio 2014, em exposições presenciais e ações educativas a serem programadas.

Se sua imagem se encaixa nos critérios descritos acima, envie seu arquivo e participe da 1ª Mostra de Arte Científica Brasileira.

Prazo de inscrição: até 20 de agosto de 2014.

Data de inauguração: 10 de setembro de 2014.

Para mais informações, entre em contato conosco.


Fonte: Divulgação Art Bio 2014






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299