.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1131

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



17/07/2014



Inpa participa de discussões para criação de Instituto de Pesquisas Amazônicas na Venezuela


O debate ocorreu no III Seminário Nacional da Comissão Nacional Permanente do Tratado de Cooperação Amazônica, Ciência e Tecnologia

O bioma em comum e a experiência de 60 anos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) contribuíram para estabelecer um espaço de diálogo e as diretrizes para a criação futura de um Instituto de Pesquisas Amazônicas na Venezuela. O assunto foi debatido no III Seminário Nacional da Comissão Nacional Permanente do Tratado de Cooperação Amazônica, Ciência e Tecnologia, que ocorreu na Amazônia Venezuelana, em Puerto Ayacucho, na calha do Rio Orinoco, divisa entre Venezuela e Colômbia.

Representante do Inpa no evento, o coordenador de Extensão Carlos Bueno, proferiu uma palestra magna sobre as experiências de gestão na produção de conhecimento, popularização e formação de pessoal qualificado para a Amazônia. O seminário aconteceu de 1 a 3 de julho.

Conforme Bueno, as informações apresentadas e as discussões que aconteceram nos debates e grupos de trabalho, além de publicações, catálogos e livros mostrados, fortaleceram as propostas de possíveis parcerias em diversas áreas de interesse.

"Certamente os cursos de Pós Graduação do Inpa e as tecnologias sociais disponíveis poderão ser um caminho importante em curto prazo de apoio à criação do Instituto de Pesquisas Amazônicas da Venezuela", destacou. "Isso é de grande importância para o Inpa nas perspectivas de compartilhamento de pesquisas e treinamento de pessoal", completou.

Segundo o coordenador, a biodiversidade venezuelana tem muitas semelhanças com a da Amazônia Brasileira e muitas soluções de problemas podem ser natureza semelhante, como em relação a doenças (malária, dengue, leishmaniose, oncocercose conhecida como cegueira dos rios) e potencial econômico de frutos que eles desconhecem (frutas como cupuaçu, abacaxi, açaí, camu camu, cubiu e mapati, por exemplo).

Para Bueno, o Observatório Amazônico, um fórum de investigações científicas em biodiversidade, terá um papel fundamental no fortalecimento da proposta de criação de um Instituto de Pesquisas Amazônicas na Venezuela.

O evento foi organizado e promovido pelo Governo da República Bolivariana da Venezuela e pela Organização Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que é um instrumento jurídico de natureza técnica assinado em 1978 pelos oito países amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) que visa a promoção do desenvolvimento harmonioso e integrado da bacia, como base de sustentação de um modelo de complementação econômica regional que contemple o melhoramento da qualidade de vida de seus habitantes e a conservação e utilização racional de seus recursos.


Fonte: Ascom do Inpa






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299