.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1131

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



17/07/2014



Finep promove Workshop de Inovação em Educação


O papel do professor está mudando e o processo de aprendizagem está se transformando radicalmente através da tecnologia. Para discutir essas e outras questões, a Finep realiza, no dia 30 de julho, quarta-feira, o 1º Workshop de Inovação em Educação. O evento, que acontece na sede da financiadora, no Rio de Janeiro, terá vagas limitadas e contará com palestras e debates de especialistas sobre o futuro da educação no País.

"O que é investido hoje em educação vai saltar de 6% para 10% do PIB nos próximos anos. É o momento de uma grande mobilização de inovação no Brasil", ressalta Rodrigo Fonseca, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, lembrando que a agência criou recentemente o Departamento de Inovação em Educação (DINE), para discutir e financiar projetos neste segmento.

O workshop vai contar com dois painéis de discussão. No primeiro, que tem como tema "Políticas Públicas Inovadoras em Educação", participarão o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Weliton Caputo, o secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Risolia Rodrigues, Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, além do superintendente da área de Fomento e Novos Negócios da Finep, Paulo José Pereira Resende. A mediação será do superintendente da Área de Tecnologias Estratégicas (ATEC), da Finep, Eduardo Lopes Oliveira.

O segundo painel tratará do "Mercado Educacional Moderno, seus Desafios e, Oportunidades de Inovação". Ricardo Cançado, vice-presidente Acadêmico e de Inovação da Anima Educação, Adélia Martins, diretora de Produtos Educacionais da Kroton Educacional, Eduardo Bontempo, fundador da Geekie, e Lindália Reis, diretora de Inovação da Universidade Estácio de Sá, serão os palestrantes. Alberto Rogers, gerente do DINE, mediará o debate. "A educação de qualidade no mundo passa por uma ampla e acelerada transformação pedagógico-tecnológica. Precisamos planejar e caminhar para o modelo de escola do futuro", destacou Rogers.

De acordo com ele, a inovação no setor educacional "tem cunho pedagógico e utiliza a tecnologia como suporte". Um dos exemplos lembrados pelo moderador do segundo debate é o projeto "Gente – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais", realizado numa escola localizada na favela da Rocinha, no Rio. "É um colégio no qual os alunos são os protagonistas. Participam da construção do próprio conhecimento e se envolvem nos processos de aprendizagem", disse Rogers, acrescentando que os estudantes não são divididos por séries, mas por competências. "O objetivo não é trabalhar por conteúdo. Eles exercitam o desenvolvimento de habilidades, fazendo uso das novas tecnologias educacionais". Inscrições e informações: nara@finep.gov.br.

PROGRAMAÇÃO

8h – Credenciamento e recepção

9h – Abertura
Rodrigo Fonseca
Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep

9h20 – Painel 1 – Políticas Públicas Inovadoras em Educação
Finep (Paulo José Pereira de Resende – Superintendente da ANN)
SEEDUC-RJ (Wilson Risolia Rodrigues – Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro)
Fundação Lemann (Denis Mizne – Diretor-executivo)
MEC/FNDE (Romeu Weliton Caputo – Presidente do FNDE)

12h20 – Almoço

14h – Painel 2 – O Mercado Educacional Moderno, seus Desafios e Oportunidades de Inovação
Ânima (Ricardo Cançado – Vice-presidente Acadêmico e de Inovação)
Kroton (Adélia Martins de Aguilar – Diretora de Produtos Educacionais)
Geekie (Eduardo Bontempo – Cofundador)
Estácio (Lindália Reis – Diretora de Inovação)

17h - Encerramento

Coffee breaks serão realizados nos horários de 10h20 e 15h.


Fonte: Finep






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299