.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1132

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



24/07/2014



Curso de escola de jornalismo científico começa no Acre


Alunos de várias partes do país desenvolvem múltiplas atividades

Visita à casa de Chico Mendes, em Xapuri, foi o ponto alto do início das atividades do terceiro dia (18/07) do curso da Escola Brasil de Jornalismo Científico (EBJC-Acre-2014), em Rio Branco, no Acre. No mesmo dia foi realizada uma visita ao Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro, onde são desenvolvidas ações de proteção aos 1.125 km de fronteira que separam o Brasil da Bolívia e do Peru. Assim, antes do início a SBPC, dia 22/07, os alunos aprenderam um pouco sobre a realidade da Amazônia e do Acre.

O Curso começou no dia 16/07 (quarta-feira), na Universidade Federal do Acre (UFAC) e irá até o dia 29. A proposta é despertar o interesse de futuros jornalistas na cobertura de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), bem como fornecer conhecimentos básicos, teóricos e práticos, numa perspectiva critica para a futura atuação na área. Participam da EBJC 15 alunos de diferentes regiões do país.

Pareceria EBJC/SBPC/UFAC/4º BIS
Os alunos estão hospedados no 4o Batalhão de Infantaria da Selva, (4o BIS), comandado pelo Coronel João Augusto Vargas Ávila, que junto com a UFAC e a Sociedade Brasileira para Progresso Ciência (SBPC) oferecem apoio logístico e infra-estrutura para a realização do Curso (alojamento, transporte, alimentação e laboratório para as aulas).

No 4o BIS o Cel Ávila explicou à turma de alunos da EBJC-2014 como é a atuação do Exército em diversas situações: combate e atividades de apoio à sociedade. Para esta segunda-feira, novas aulas estão programas, bem como uma entrevista coletiva com o reitor da UFAC, Prof. Dr. Minoru Martins Kinpara.

Com o início da SBPC, dia 22 (terça-feira) os alunos da EBJC farão cobertura da 66a Reunião e de suas múltiplas conferências, mesas-redondas, SBPC Indígena, Jovem e Cultural. Para isso estarão divididos em duplas, sob a orientação contínua dos professores. A cobertura da SBPC, em diferentes formatos: textos, vídeos, áudio, fotos, entre outros serão posteriormente publicadas no site da EBJC. Os alunos já estão usando algumas das redes sociais como facebook e twitter para postarem fotos de suas atividades pedagógicas e culturais na cidade.

A EBJC é uma realização do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade", do Labjor/Unicamp. A Escola é coordenada pelos jornalistas e pesquisadoras Graça Caldas e Adriana Cohen. Conta, ainda, com a participação dos professores Kátia Zanvettor (Univap/Labjor), Joice Santos (Museu Goeldi) e dos professores da UFAC, o biólogo Marcos Silveira e o jornalista Maurício Bittencourt. Herton Escobar, jornalista do jornal O Estado de S. Paulo, ganhador do Prêmio José Reis de Jornalismo Científico deste ano, também integra a equipe de professores.

A realização do Curso contou com o apoio e financiamento do Labjor/Unicamp, SBPC, CNPq, Capes, Fapeam, Intercom, SBPJor, FNPJ.

Acompanhe as atividades em www.ebjc.com.br


Fonte: EBJC






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299