.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1132

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



24/07/2014



Próxima reunião anual da SBQ terá 2º Simpósio Luso-Brasileiro de Química Orgânica


O relacionamento entre pesquisadores brasileiros e portugueses no campo da química vem se intensificando nos últimos anos. O lastro cultural comum e o interesse por algumas áreas, sobretudo a Química Orgânica, têm justificado essa aproximação, observa Carlos Roque Correia, professor da Unicamp e representante da SBQ no 1º Simpósio Luso-Brasileiro (SLB) de Química Orgânica realizado em Lisboa, de 4 a 6 de setembro de 2013. Para ampliar essa interação, o 2º Simpósio Luso-Brasileiro de Química Orgânica ocorrerá durante a 38ª Reunião Anual da entidade, que acontecerá de 25 a 28 de maio de 2015, no Hotel Monte Real em Águas de Lindoia (SP).

A coordenação do 2º SLB está a cargo da diretoria da Divisão de Química Orgânica, composta pelos pesquisadores Rodrigo O. M. A. de Souza (UFRJ), Antonio Burtoloso (USP) e Cristiano Raminelli (UNIFESP). Além disso, a comissão organizadora é formada pelos professores portugueses Vitor Freitas (presidente da Divisão de Química Orgânica da SPQ) e Artur Silva (vice-presidente da SPQ). Finalmente, o Prof. Carlos Roque Correia irá colaborar nas discussões do segundo evento.

O primeiro Simpósio, informa Correia, aconteceu de forma conjunta com o 10º Encontro de Química Orgânica, da Sociedade Portuguesa de Química, de 4 a 6 de setembro. De acordo com o professor Pedro Gois, da Universidade de Lisboa, e organizador da primeira reunião, ela teve como eixo principal "a interface da química orgânica com as ciências biológicas. A escolha provou ser correta", diz ele, "pois gerou uma excelente discussão científica que demonstrou as potencialidades brasileiras e portuguesas na área". O 10º Encontro contou com seis plenárias apresentadas por pesquisadores internacionais que representam a linha de frente na investigação da química orgânica, relata (veja abaixo a relação completa dos participantes).

Carlos Roque Correia observa que a ideia do Simpósio foi resultado de uma série de contatos científicos anteriores nos quais os focos de interesse estiveram principalmente em produtos naturais, síntese orgânica, catálise e química medicinal. São áreas que têm se fortalecido bastante no Brasil, assinala. Esses trabalhos e colaborações vinham acontecendo de forma muito solta, explica, daí a necessidade de organizá-los.

Ele nota que Portugal procura liderar iniciativas que reúnam a comunidade dos países de língua portuguesa, na qual se incluem países africanos, cuja presença ainda é pouco expressiva, mas tende a crescer. Esses países, por sua vez, também têm forte interesse na pesquisa em química orgânica. O encontro é ainda um movimento de internacionalização das duas sociedades e de retomada, já que Portugal e Brasil, durante um período estiveram mais voltados para outros parceiros científicos.

Veja a relação dos participantes internacionais do 10º Encontro Nacional de Química Orgânica da SPQ: Dean Toste, University of California, USA; Jeffrey W. Bode, ETH Zürich, Switzerland; Chao-Jun Li, McGill University, Montreal, Canada; Darren J. Dixon, University of Oxford, UK; Benjamin List, Max-Planck-Institut für Kohlenforschung, Germany; Karl Gademann, University of Basel, Switzerland. Participantes brasileiros: Antonio Luiz Braga (UFSC), Carlos Roque Duarte Correia (UNICAMP), Pierre Esteves (UFRJ), Antonio C. B. Burtoloso (USP-SC) e Andre Luiz Meleiro Porto (USP-SC). Além disso, A comunidade portuguesa esteve também num excelente nível de representatividade e qualidade com seis orais convidadas, com destaque para o Prof. Rui Moreira da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. A qualidade científica do programa do 10º ENQO e 1º SLB-QO atraiu cerca de 300 participantes nacionais internacionais que contribuíram com uma diversidade de comunicações ao longo dos 3 dias do congresso. A programação completa do evento pode ser vista aqui.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299