31/07/2014 
                   
                   
  
  
   
	 
Pesquisa mostra que alunos perdem um dia de aula por semana devido a má gestão no ensino público
 
 
 
No Brasil, 27% do tempo em sala é dedicado a organização da turma e 9%, a atividades não escolares 
  
O mau gerenciamento das salas de aula das escolas públicas no Brasil faz com que os estudantes percam o equivalente a um dia inteiro de ensino por semana. O dado é do novo relatório "Professores excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe", divulgado pelo Banco Mundial.
  
 
Ao observar mais de 15 mil salas de aula de três mil escolas em sete paÃses latino-americanos, pesquisadores detectaram problemas relacionados às relações cotidianas entre alunos e educadores - falta de liderança, perda de tempo letivo com assuntos extracurriculares -, além de baixo padrão de formação de professores, ausência de planos de carreira, baixos salários e falhas nas avaliações de desempenho. Tudo isso, somado, explicaria o desempenho ruim dos alunos nas avaliações internacionais.
  
 
-A observação das salas de aula no Brasil mostrou que 64% do tempo são direcionados a atividades acadêmicas; 27%, à organização da sala de aula; e 9%, a atividades que não competem ao ensino. O padrão para um bom gerenciamento seria com 90% direcionados às práticas pedagógicas, e 10%, para a organização sala - afirma Barbara Burns, uma das coordenadoras da pesquisa.
 
  
 Docente bom, aluno adiantado 
O levantamento demonstrou que alunos com os melhores docentes conseguem superar em até 50% o conteúdo previsto para uma determinada série, antecipando tópicos da seguinte. Já nas escolas com os piores professores, a turma chega ao fim do ano letivo com menos da metade do conteúdo planejado.
  
 
A pesquisa também revelou que o desempenho escolar dos estudantes influencia na economia do paÃs. O relatório expõe que, se o México aumentasse o rendimento médio de seus estudantes no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) até o nÃvel da Alemanha, seu produto interno bruto (PIB) teria um incremento de dois pontos percentuais.
 
  
- É difÃcil pensar em um elemento mais importante para ampliar as oportunidades para todos os latino-americanos do que a qualidade da educação - afirma Jorge Familiar, vice-presidente do Banco Mundial para a região.
  
 
O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) afirma que o Estado não fornece condições para a atuação do professor, e isso é refletido em sala de aula.
  
 
- É inviável um bom rendimento sem formação continuada e com remuneração baixa. O que acontece na sala de aula é um reflexo da falta de estrutura. O professor está entregue a sua própria sorte - afirma Samantha Lopes Maciel, coordenadora-geral do sindicato, que ficou espantada com o Ãndice de "perda de tempo" em sala, mas o vê como um problema de planejamento. - É necessário que o professor tenha um momento na sua carga horária para reunião e planejamento. Quando não existe, isso impacta na relação com os alunos.
  
 
O relatório demonstra a falta de incentivo salarial. O nÃvel de remuneração mensal em 2010, na América Latina, era entre 10% a 50% mais baixo do que a verificada em outras carreiras equivalentes. Essa relação se mantém desde 2000.
  
 
Revisão curricular é necessária 
Para o presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Moacir Feitosa, há uma deficiência na formação, que deveria ser bem mais completa.
 
  
- Do ponto de vista acadêmico, os currÃculos deveriam ser mais plenos. Falta uma atenção mais intensiva aos objetivos de cada série. A distribuição do tempo fica prejudicada quando se dá atenção a várias demandas e se perde o foco na questão central. Por isso, é necessário revisarmos o currÃculo para cada segmento - afirma Moacir.
  
 
A atenção mais direcionada é um dos pontos do relatório que demonstram como simples práticas podem gerar resultados.
  
 
- Durante a observação, vimos professores que faziam coisas simples como comentar o dever de casa. Quando cruzamos com os resultados daquela turma em exames, vimos que há uma correlação positiva - afirma Barbara, que enfatiza a necessidade de investimento: - Obviamente, o professor precisa ter condições de trabalho para atuar.
 
 
  
 
Fonte:  (O Globo) 
http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/pesquisa-mostra-que-alunos-perdem-um-dia-de-aula-por-semana-devido-ma-gestao-no-ensino-publico-13373845
 
 
 
 
 
 
 
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