31/07/2014
Prêmio Fundação Bunge anuncia contemplados de 2014
|
Profissionais das áreas de produtividade agrÃcola sustentável e artes circenses foram reconhecidos nas categorias Vida e Obra e Juventude (Noda e Possolo, ganhadores do prêmio/divulgação) |
O Prêmio Fundação Bunge anunciou os contemplados da sua 59ª edição. A premiação é dividida nas categorias Vida e Obra e Juventude, com homenageados nas áreas de produtividade agrÃcola sustentável e artes circenses.
Na categoria Vida e Obra foram contemplados Hiroshi Noda, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Hugo Possolo, um dos fundadores do grupo teatral Parlapatões.
Na categoria Juventude foram premiados Fernando Dini Andreote, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), e Luana Tamaoki Serrat, instrutora de circo e diretora da Cia Fulanas de Circo e da Cia Luana Serrat.
Os candidatos da categoria Vida e Obra são escolhidos pelo conjunto de seus trabalhos nas áreas da premiação; da categoria Juventude participam profissionais de até 35 anos que se destacam em seus campos de atuação.
Hiroshi Noda é pesquisador do Inpa e professor da pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). De acordo com a Fundação Bunge, Noda foi premiado na categoria Vida e Obra por diversos trabalhos na conservação e no melhoramento genético de recursos vegetais nativos da Amazônia.
Fernando Dini Andreote é professor em Microbiologia do Solo na Esalq e conduz atualmente duas pesquisas com apoio da FAPESP: Metatranscriptômica e contexto genômico de genes microbianos relacionados aos ciclos biogeoquÃmicos em manguezais e Microbial consortia for biowaste management: life cycle analysis of novel strategies of bioconversion.
O anúncio dos contemplados foi feito no dia 25 de julho, após reunião do júri, formado por reitores de universidades e dirigentes de entidades cientÃficas e culturais – entre eles o presidente da FAPESP, Celso Lafer.
A cerimônia de entrega dos prêmios – R$ 135 mil e medalha de ouro na categoria Vida e Obra e R$ 50 mil e medalha de prata na categoria Juventude – ocorre no dia 22 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. No dia seguinte, será realizado um seminário na FAPESP com a participação dos premiados da área de produtividade agrÃcola sustentável.
O Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955 com o objetivo de incentivar o conhecimento cientÃfico em diversas áreas e estimular novos talentos. Os candidatos não são inscritos, mas indicados por universidades e entidades culturais e cientÃficas brasileiras.
Mais informações em www.fundacaobunge.org.br/projetos/premio-fundacao-bunge.
Fonte: Agência FAPESP
|