.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1133

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



31/07/2014



Prêmio Fundação Bunge anuncia contemplados de 2014


Profissionais das áreas de produtividade agrícola sustentável e artes circenses foram reconhecidos nas categorias Vida e Obra e Juventude (Noda e Possolo, ganhadores do prêmio/divulgação)

O Prêmio Fundação Bunge anunciou os contemplados da sua 59ª edição. A premiação é dividida nas categorias Vida e Obra e Juventude, com homenageados nas áreas de produtividade agrícola sustentável e artes circenses.

Na categoria Vida e Obra foram contemplados Hiroshi Noda, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Hugo Possolo, um dos fundadores do grupo teatral Parlapatões.

Na categoria Juventude foram premiados Fernando Dini Andreote, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), e Luana Tamaoki Serrat, instrutora de circo e diretora da Cia Fulanas de Circo e da Cia Luana Serrat.

Os candidatos da categoria Vida e Obra são escolhidos pelo conjunto de seus trabalhos nas áreas da premiação; da categoria Juventude participam profissionais de até 35 anos que se destacam em seus campos de atuação.

Hiroshi Noda é pesquisador do Inpa e professor da pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). De acordo com a Fundação Bunge, Noda foi premiado na categoria Vida e Obra por diversos trabalhos na conservação e no melhoramento genético de recursos vegetais nativos da Amazônia.

Fernando Dini Andreote é professor em Microbiologia do Solo na Esalq e conduz atualmente duas pesquisas com apoio da FAPESP: Metatranscriptômica e contexto genômico de genes microbianos relacionados aos ciclos biogeoquímicos em manguezais e Microbial consortia for biowaste management: life cycle analysis of novel strategies of bioconversion.

O anúncio dos contemplados foi feito no dia 25 de julho, após reunião do júri, formado por reitores de universidades e dirigentes de entidades científicas e culturais – entre eles o presidente da FAPESP, Celso Lafer.

A cerimônia de entrega dos prêmios – R$ 135 mil e medalha de ouro na categoria Vida e Obra e R$ 50 mil e medalha de prata na categoria Juventude – ocorre no dia 22 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. No dia seguinte, será realizado um seminário na FAPESP com a participação dos premiados da área de produtividade agrícola sustentável.

O Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955 com o objetivo de incentivar o conhecimento científico em diversas áreas e estimular novos talentos. Os candidatos não são inscritos, mas indicados por universidades e entidades culturais e científicas brasileiras.

Mais informações em www.fundacaobunge.org.br/projetos/premio-fundacao-bunge.


Fonte: Agência FAPESP








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299