.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1133

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



31/07/2014



NOTA DE FALECIMENTO


José Caetano Machado (1935-2014)


O Departamento de Química da UFMG lamenta comunicar o falecimento do Prof. José Caetano Machado, ocorrido no domingo, 27 de julho. Caetano ingressou como docente na Universidade em 1961, pouco depois de nela se graduar, e obteve seu doutorado na Universidade de Louvain, na Bélgica, em 1971. Mais tarde realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Estrasburgo, na França. Sua vida profissional se desenvolveu como professor na área de Físico-Química. Suas atividades de pesquisa englobaram a realização de trabalhos nas áreas de efeitos químicos das radiações nucleares, química do positrônio, análise térmica e química dos materiais, tendo orientado um grande n&uacut e;mero de estudantes de doutorado, mestrado e iniciação científica ao longo de sua longa carreira. Também atuou junto aos órgãos de fomento do país e à SBQ e participou de inúmeras bancas de defesa de dissertação, de tese e de concursos docentes de norte a sul do país. Sua atividade de pesquisador resultou na outorga a ele de importantes distinções, entre as quais se incluem o prêmio Pierre Bruylans, da Universidade Católica de Louvaine o prêmio Fundep, da UFMG.

Apaixonado pela atividade da formação de pessoas, Caetano certamente gostaria de ser lembrando sobretudo como um dedicado professor, que jamais deixou de dar especial atenção à formação de docentes para a educação básica. Nos anos de 1990, já um professor sênior, pesquisador 1A do CNPq, dedicou-se com raro afinco ao projeto de criação do curso noturno de Licenciatura em Química da UFMG, no qual ministrou aulas até se aposentar compulsoriamente, em 2005, após 44 anos de docência na Instituição. Em 2007, a UFMG concedeu-lhe o título de Professor Emérito.

O Professor Caetano conquistou inúmeros amigos em sua carreira, especialmente entre seus estudantes, mesmo entre aqueles que não foram seus orientados. Amante do futebol – era torcedor do Atlético Mineiro -, apreciador de vinho e whisky, leitor contumaz, Caetano em seus momentos de lazer gostava também de dois jogos de cartas: buraco e tarot. Como marca pessoal, o prazer pelos bons papos, quando exercitava seu jeitinho irônico, sem jamais escorregar para o sarcasmo.

Caetano deixa viúva, quatro filhos e nove netos. E uma saudade, ao mesmo tempo doída e doce, em todos aqueles que com ele conviveram, especialmente em seus inúmeros amigos.


Fonte: Dario Windmoller (UFMG)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299