Boletim Eletrônico
Especial ACS

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



29/08/2014



248th ACS National Meeting & Exposition - Women Chemists Committee (WCC)


A ACS tem uma Divisão forte dedicada a mulheres em Química - Women Chemists Committee (WCC) e todo ano durante os eventos da ACS é organizado uma sessão sobre mulheres cientistas, que desde 2011, durante o Congresso da IUPAC, em celebração ao AIQ-2011, ocorrido em San Juan, a ACS vem organizando sobre mulheres cientistas em todo o mundo.

Este ano durante a 248th ACS National Meeting & Exposition, ocorrida em San Francisco Califórnia, de 10-15 de agosto, o evento organizado pela WCC tratou do tema International Collaborations with International Impact: Chemistry for Global Change, e contou com a presença de mulheres cientistas dos 5 continentes. O evento foi organizado e presidido pela Dra. Marinda Li Wu, ex-presidente da ACS período (2011-2013).

Deram conferencias nesta sessão 15 cientistas, dentre elas, Vanderlan Bolzani, ex-presidente da SBQ e atual membro do Conselho Consultivo ministrou a conferencia Two Decades of Research on Natural Products Chemistry from Brazilian Biodiversity: Inspirations and Motivations. Vanderlan dividiu sua conferencia em duas partes: Na primeira ela destacou com dados estatístico a ascensão de mulheres na carreira científica, desde a ensino fundamental, destacando que no inicio da carreira, como graduação, mestrado e doutorado as mulheres são maioria. Mas ao ascender na carreira, ainda são pouco representadas, como mostram os indicadores de 2013, do CNPq, compilados pela Dra. Natacha Carvalho Ferreira da Coordenação de Exatas e da Terra do CNPq. A segunda parte da conferencia a professora mostrou a pesquisa em produtos naturais realizada em 20 anos de carreira. Fez questão de falar das colaborações e mostrou que em produtos naturais como em todas as áreas, a colaboração é essencial para o sucesso das pesquisas, especialmente as colaborações dos colegas do NuBBE, dos Alunos de IC, MS, Dr., pós-docs. e internacionais. Historias fascinantes foram mescladas com ciência nesta sessão, incluindo a da Profa. Samira Ibrahim Islam, primeira doutora e primeira professor tiltular na in Pharmacology in 1983 na Arabia Saudita. Abrilhantou o evento a famosa Dra Madeleine Jacob Executive Director/Chief Executive Officer da ACS.


Fonte: Vanderlan da Silva Bolzani (IQ-UNESP)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299