.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1136

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



21/08/2014



CESIMA Anno XX


Em 2014, o CESIMA (Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência) comemora 20 anos de existência, com a realização de um evento internacional. Com foco na história da química e campos afins, o evento será realizado conjuntamente com o CLE (Centro de Lógica e Epistemologia e História da Ciência - Unicamp) e a SHAC (Society for the History of Alchemy and Chemistry), que, assim, realiza o seu encontro anual pela primeira vez na América Latina, contando com a participação, já confirmada de seus membros: Robert Anderson, Jennifer Rampling, Carsten Reinhardt, Hasok Chang, Frank James, Conleth Loonan, Malika Basu e Hjalmar Fors. O evento incluirá a 4ª edição das Conferências Bianuais Allen Debus.

Os trabalhos estarão focados nos intercâmbios de conhecimentos químicos – sejam de aspectos teóricos, práticas, materiais, instrumentos ou aparatos – do período medieval à atualidade. Desde a recepção das teorias alquímicas da matéria até o desenvolvimento de mercados internacionais de matérias primas e produtos químicos, será discutido como a ciência da transformação da matéria foi, por sua vez, transformada por intercâmbios nos níveis local, regional e global. Serão apresentados trabalhos sobre todos os aspectos da história da química, compreendida de modo amplo, a fim de abranger também a história da medicina e de outras ciências de interface.

Também serão apresentados trabalhos relativos a estudos sobre a organização, aquisição e natureza do conhecimento, incluindo a transformação, numa abordagem histórica, das árvores do saber da tradição antiga e medieval; as novas classificações disciplinares que são base da ciência contemporânea; o desenvolvimento de novos instrumentos de busca.

Mais informações


Fonte: Marcia H M Ferraz (PUC-SP)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299