.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1137

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



28/08/2014



ENEQ teve mais de 1.600 participantes inscritos


Aconteceu nos dias 19 a 22 de agosto, em Ouro Preto (MG), nas dependências da UFPO, o XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), um evento da Divisão de Ensino da SBQ que ocorre desde 1995. Nesta edição, foram mais de 1.500 participantes inscritos, com 1403 trabalhos submetidos, destes 1069 foram aprovados, mas cerca de 3900 pessoas cadastradas que se envolveram na elaboração dos trabalhos apresentados. Um número muito expressivo da comunidade de educadores e pesquisadores químicos no Brasil.

A programação incluiu 694 pôster; 305 Comunicações Orais; 8 Temas em Debate; 4 Mesas Redondas; 18 Minicursos; 12 Simpósios Temáticos com 72 trabalhos; 8 Palestras, além da amostra de materiais didáticos, com cerca de 105 trabalhos. Entre as mais variadas temáticas da área de ensino de química, teve a presença de pesquisadores experientes e novatos, professores e alunos de todas as regiões do país.


Foram duas as Palestas de Abertura: "Los instrumentos en las revoluciones químicas", com o Prof. Dr. Jose A. Chamizo (UNAM, México) e "Das disciplinas à indisciplina", com o Prof. Dr. Attico Chassot (Centro Universitário Metodista do IPA).

Vários e importantes temas constaram da Programação, tais como: Ensino de Ciências por Investigação; O estudo de questões sociocientíficas na educação CTS; O Jogo e a Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Química; Currículo: (re)pensando as construções possíveis dos conteúdos químicos na escola; O estudo da célula através de uma abordagem interdisciplinar entre a química e a biologia; Avaliação da aprendizagem e do ensino de Química; Argumentação e Ensino de Química – pesquisas brasileiras e panorama internacional; A integração entre pesquisa e escola.

A DE também realizou uma AG que discutiu a 38ª RA, o Plano de Ações da Diretoria da Divisão; a QNEsc, entre outros assuntos.

O Encontro demonstra a pujança da comunidade de educadores, alunos de química e pesquisadores no ensino de química ligados à SBQ, que buscam melhorias aos processos de ensino e de formação de professores de Química.

Fica o agradecimento à toda Comissão Científica e Organizadora o XVII ENEQ, em especial aos professores e alunos da UFOP.

Diretoria da Divisão de Ensino da SBQ:
Prof. Carlos Alberto Marques (UFSC)
Prof. Maurivan Guntzel Ramos (PUC-RGS)
Profa. Elisa P. Massena (UESC)

Para mais informações, visite o site: http://www.eneq2014.ufop.br










Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299