.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1137

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



28/08/2014



NOTA DE FALECIMENTO



Nivaldo Baccan


O Prof. Nivaldo Baccan faleceu no dia 21 de agosto de 2014, aos 67 anos de idade. O professor Baccan graduou-se em Química pela Universidade Estadual de Campinas, em 1971, e, no ano seguinte iniciou suas atividades docentes no Instituto de Química da Unicamp, ao mesmo tempo em que fazia seu Curso de Mestrado, que defendeu em 1975, e o de Doutorado, concluído em 1981. No mesmo ano (1981) fez um estágio de pós-doutorado na University of South Florida. Em 1982 iniciou suas atividades de pesquisa e orientação, na área de espectrometria atômica (absorção e emissão). Orientou/co-orientou 7 alunos de mestrado e 15 de doutorado.

Uma grande contribuição do Prof. Baccan para a formação de alunos e profissionais da Química consiste na publicação de dois livros, usados em muitos cursos de Química do país: "Química Analítica Quantitativa" (1979), em parceria com os professores João Carlos de Andrade, Oswaldo Espírito Santo Godinho e José Salvador Barone, e "Introdução a Semimicroanálise Qualitativa" (1984), em parceria com os professores Oswaldo Espírito Santo Godinho, Luiz Manoel Aleixo e Edson Stein.

O Professor Nivaldo Baccan tinha um amor imenso pela arte de ensinar Química, em particular, e Ciência, de modo geral. Porém, mais do que ensinar, o Prof. Baccan gostava de aprender, por isso vivia lendo e buscando novas informações, sobre tudo: química, física, matemática, astronomia...

Foi um amigo, orientador, professor, verdadeiro mestre, de quem todos se recordam e sentem prazer de tê-lo conhecido. Quem conviveu com ele pode testemunhar sobre sua simplicidade, sua inteligência, seu interesse em ensinar, além de seu amor pela família (deixa esposa e dois filhos) e seu completo embevecimento pelo neto recém-nascido.

Aposentado pela UNICAMP, ministrava aulas de Química Analítica Qualitativa, Quantitativa e de Instrumental, na Faculdade de Paulínia.

O Prof. Baccan partiu em um momento de tranquilidade, serenidade e felicidade para iniciar uma nova etapa. Mas seus conhecimentos e suas obras permanecerão conosco para sempre, juntamente com a saudade e a admiração pelo seu trabalho.


Fonte: Solange Cadore (UNICAMP)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299