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11/09/2014



Passageiros que passaram pelo aeroporto de Natal vão receber reembolso da taxa de embarque


Conforme determinação da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), todos os passageiros que embarcaram no aeroporto de São Gonçalo do Amarante (Natal) desde 31/05/2014 poderão solicitar a devolução dos valores referentes à tarifa de embarque.

As regras para solicitação de devolução da tarifa de bilhetes TAM são:
- Os passageiros que adquiriram os bilhetes com cartão de crédito receberão a devolução na própria fatura de seu cartão. Destacamos que, nesse caso, os clientes não precisam entrar em contato com a TAM, pois a devolução será feita pela companhia de forma automática. Recomendamos que verifiquem o saldo da fatura de seu cartão;

- Os passageiros que adquiriram seus bilhetes em agências de viagem com qualquer forma de pagamento que não seja cartão de crédito devem entrar em contato com a TAM, por meio da Central de Vendas, Fidelidade e Serviços, pelo telefone 4002-5700 para capitais e 0300-570-5700 para as demais cidades ou pelo serviço Fale com a Gente (SAC), pelo telefone 0 800 123 200. Os passageiros devem estar munidos do número do bilhete ou do localizador da reserva, assim como dos dados bancários para depósito do valor da tarifa;

- Os passageiros que adquiriram as passagens com qualquer outro meio de pagamento (cartão de débito, depósito bancário, dinheiro ou boleto) devem entrar em contato com a TAM por meio da Central de Vendas, Fidelidade e Serviços pelo telefone 4002-5700 para capitais e 0300-570-5700 para as demais cidades ou pelo serviço Fale com a Gente (SAC), pelo telefone 0 800 123 200, munidos do número do bilhete ou localizador da reserva, assim como os dados bancários para depósito do valor da tarifa;

- Caso o passageiro não possua conta corrente em banco e queira efetuar o depósito em conta corrente de um terceiro, deverá fazer uma autorização assinada e enviá-la juntamente com uma cópia do documento de identificação em que conste a sua assinatura, além da identificação da conta bancária em que deverá ser feito o depósito;

Passageiros que embarcarem em voos com embarque em São Gonçalo do Amarante a partir de 01/09/14 devem solicitar a devolução da tarifa de embarque após 10 dias da realização do voo;

A devolução da tarifa deve ser solicitada em até 12 meses, respeitando-se as seguintes regras:
1. Bilhetes voados no período de 31/05/14 a 31/08/14 – prazo de 12 meses a contar do dia 1º de setembro.

2. Bilhetes voados a partir do dia 1/09/14 – prazo de 12 meses a contar da data do embarque;

De acordo com determinação da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), a cobrança das tarifas de embarque relativas a voos com embarque em São Gonçalo do Amarante continuará a ser realizada. Depois da realização da viagem, os passageiros podem solicitar a devolução, de acordo com esses procedimentos. A ANAC comunicará quando o aeroporto for entregue com a infraestrutura completa e, a partir desta data, a tarifa de embarque não poderá mais ser reembolsada.

Para bilhetes da GOL, seguem a mesma regra:
A devolução da taxa de embarque pode ser solicitada dentro de até 12 meses, respeitando-se as seguintes regras:

Bilhetes voados no período de 31/05/14 a 31/08/14 – prazo de 12 meses a contar do dia 1º. de setembro;

Bilhetes voados a partir do dia 1/09/14 – prazo de 12 meses a contar da data do embarque.

Para bilhetes da Avianca, o procedimento é o seguinte:
Os clientes que embarcaram no aeroporto de São Gonçalo do Amarante/RN (Natal), de 31/05/2014 até a data de hoje, poderão solicitar a devolução da taxa de embarque deste aeroporto. A devolução poderá ser solicitada em até 1 (um) ano da data do embarque.

A devolução da tarifa de embarque poderá ser solicitada através dos seguintes canais:

Central de Atendimento através do telefone 4004-4040 ou 0300-789-8160;

Em nossas lojas físicas;

Através de nosso site, preenchendo o formulário abaixo.

A devolução da Tarifa de Embarque será realizada ao adquirente do bilhete, observando-se a forma de pagamento utilizada para a compra.

A devolução será realizada ao responsável pelo pagamento do bilhete adquirido. Para devolução a terceiros, que não seja o responsável pelo pagamento da compra, este deverá:

- Efetuar o download do Modelo de Autorização disponível no link abaixo;
- Enviar o formulário abaixo, anexando cópia de um documento de identificação com foto e a autorização para devolução a terceiros, conforme modelo, devidamente preenchida e assinada;

Para as compras realizadas através de Agência de Viagens, estas serão responsáveis pela devolução, conforme política de cada uma, mediante prévia solicitação através de nossos canais.

Para bilhetes Azul:
Os clientes que embarcaram no aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) no período de 31/05/2014 até a data de hoje poderão solicitar a devolução da tarifa de embarque deste aeroporto por meio do 0800 884 4040.

- A devolução da Tarifa de embarque será devida ao cliente que realizou o pagamento.
- Prazo para solicitação:

1. Bilhetes voados no período de 31/05/2014 até 01/09/2014: prazo de até 1 (um) ano a contar de 01/09/2014.
2. Bilhetes voados após 01/09/2014: prazo de até 1 (um) ano a contar da data de embarque;

Para bilhetes adquiridos através de agência de viagem, o procedimento de solicitação acima será o mesmo, no entanto, o reembolso será de acordo com a forma de pagamento:

1. Através de cartão de crédito: o valor será creditado na próxima fatura do cartão, conforme prazos definidos pela respectiva administradora do cartão;
2. Demais formas de pagamento: o valor será creditado à respectiva agência, a qual terá o dever de realizar a devolução ao cliente.


Fonte: Passageiro de Primeira








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