18/09/2014
Biotropica publica edição especial sobre ecossistemas brasileiros
|
Periódico reúne artigos open access de pesquisadores de diversos paÃses
|
A revista cientÃfica Biotropica publicou edição especial intitulada "Biologia e Conservação dos Ecossistemas Brasileiros", com artigos open access de pesquisadores que atuam no Brasil e em outros paÃses.
Publicada pela Association of Tropical Biology and Conservation, a Biotropica é um dos principais periódicos cientÃficos internacionais sobre ecologia, conservação e gestão dos ecossistemas tropicais e evolução, comportamento e biologia populacional de organismos tropicais.
O editor-chefe da publicação, Emilio Bruna, professor de Ecologia Tropical e Estudos Latino-americanos na University of Florida, nos Estados Unidos, e diretor do Florida-Brazil Linkage Institute, apresentou a edição, lembrando que o Brasil sempre exerceu fascÃnio sobre os naturalistas. "Muitos estarão familiarizados com os escritos de [Charles] Darwin, [Alfred Russel] Wallace, [Theodore] Roosevelt, [Alexander] von Humboldt e [João Teodoro] Descourtilz descrevendo suas experiências formativas neste vasto e exuberante paÃs", disse na introdução do periódico.
"O Brasil continua a ser uma inspiração para os biólogos contemporâneos, resultando em uma literatura sofisticada que nos permite avançar na nossa compreensão dos fatores ecológicos e evolutivos que estruturam ecossistemas tropicais, documentando as ameaças à sua continuidade e descrevendo estratégias inovadoras para a sua conservação."
Os artigos reunidos destacam os ecossistemas e a biodiversidade única do Brasil, as abordagens utilizadas na sua compreensão e conservação e a diversidade de estudos na área. "Você vai encontrar trabalhos sobre a Amazônia e a Mata Atlântica, claro, mas nós esperamos que aqueles menos familiarizados com o Brasil aproveitem a oportunidade de ler sobre biomas menos conhecidos, como a Caatinga, a floresta de araucária e o Cerrado", disse Bruna.
A edição está disponÃvel para acesso no site da editora Wiley.
Fonte: Agência FAPESP
|