.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1142

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



02/10/2014



CNPq e MEC apoiam projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), publicou chamada para seleção e financiamento de projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica. As inscrições podem ser feitas até 23 de outubro.

As propostas selecionadas serão financiadas no valor total de R$ 40 milhões, distribuídos em parcelas nos anos de 2014, 2015 e 2016. A iniciativa integra a política de inovação e educação tecnológica da rede federal para o fomento da formação de recursos humanos qualificados.

O apoio é destinado a quatro linhas de pesquisa: A primeira foca em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação que visem à solução de problemas do setor produtivo; A segunda, em melhoria contínua e no aumento da competitividade de empresas, associações e cooperativas; A terceira é a preparação de estudantes da educação profissional dos institutos federais para competições de conhecimento e competências técnicas de abrangência regional, nacional e internacional; E a quarta linha privilegia projetos elaborados e executados por professores com a participação obrigatória de alunos de cursos técnicos, com foco na solução de problemas de natureza institucional, empresarial ou comunitária.

A chamada relaciona 27 áreas de interesse, entre as quais, aeroespacial e defesa, alimentos, biotecnologia, energias renováveis, gastronomia, mineração, indústria naval, construção civil, energia, tecnologias para o etno desenvolvimento em terras indígenas.

Assista ao vídeo de apresentação da chamada no canal do CNPq no Youtube.




Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299