.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1146

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



30/10/2014



Inscrições abertas; OIAQ: +4 medalhas para o Brasil


Prezados Estudantes,
Caros Colaboradores,
demais interessados na OQSP,

Prosseguem abertas até o próximo dia 24 de novembro as inscrições da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo, OQSP-2015, lançada no início de setembro com distribuição de 9 mil cartazes e 9 mil folders às escolas de ensino médio, convidando os alunos a elaborar  redações sobre o tema "Química na Cozinha". Os professores devem concluir o processo interno de seleção das 4 melhores redações de cada colégio com antecedência suficiente para inscrevê-las ou postá-las até a data limite.

A avaliação de todas as redações inscritas será feita por equipe de ~60 profs. doutores em química e anunciada em março de 2015, habilitando 100 autores para a Fase Final da OQSP-2015. Também participarão da Fase Final, programada para 13/jun/2015, 40 melhores "treineiros" da FUVEST , 8 vencedores do TVQ  e 4 da ORQ.

Na recente XIX Olimpíada de Ibero-americana de Química (Montevidéu, Uruguai, 28/09 - 04/10/2014, 17 países participantes), os quatro representantes brasileiros conquistaram medalhas. Os dois paulistas, Kevin Eiji Iwashita e Chan Song Moone, retornaram com prata e bronze, respectivamente, tal como os estudantes Artur Souto Martins (prata) e Fábio Gabriel Costa Nunes (bronze). Os três primeiros citados já contavam com medalhas de bronze da 46th International Chemistry Olympiad (Hanói, 29/07/2014), revelando talento, estudo e dedicação somados ao apoio dos colégios e/ou da Escola Olímpica de Química (IQ-USP), Curso de Aprofundamento e Excelência em Química (UFPI) e Treinamento Laboratorial (IQ-UNICAMP).

Acabam de ser anunciados os resultados da Olimpíada Brasileira de Química - Fase III, da qual participaram, em 30 de agosto passado, 50 estudantes de cada estado brasileiro, inclusive os 50 vencedores da OQSP-2014, bem como medalhistas da Olimpíada Brasileira de Química Júnior de 2013. Os paulistas mereceram 1 medalha de ouro, 5 de prata e 16 de bronze (~17% do total de medalhas).

Aos estudantes, nossos parabéns e aos colaboradores e patrocinadores, os devidos agradecimentos.

Prof. Ivano G. R. Gutz
Coordenador da OQ-SP
www2.iq.usp.br/docente/gutz


A Olimpíada de Química do Estado de São Paulo é promovida pela Associação Brasileira de Química – Regional São Paulo e realizada por uma equipe de ~60  Profs. Doutores em Química; conta com o apoio do Instituto de Química da USP, da FUVEST e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e é patrocinada pela ABICLOR, BASF, BRASKEM, CLARIANT, CRQ-4ª Região, DOW e Univ. Presb. MACKENZIE.

Para cadastrar escolas e colegas nesta lista, descadastrar-se ou pedir informações, escreva para abqsp@iq.usp.br.


Fonte: Prof. Ivano G. R. Gutz (Coordenador da OQ-SP)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299