.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1147

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



06/11/2014



As empresas FabriQ, Ecoete e a FPF Tech vencem Prêmio Finep 2014


Eles disputarão, ainda este ano, em Brasília, a grande final nacional. A cerimônia de premiação regional foi realizada na quarta-feira (5/11), no Rio de Janeiro

As empresas FabriQ, Ecoete Tecnologias de Preservação Ambiental e o Instituto de Ciência e Tecnologia FPF Tech – Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Software e Hardware, que receberam apoio financeiro do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) para iniciar suas atividades, venceram, na última quinta-feira (29/10), a etapa regional da edição 2014 do Prêmio Finep de Inovação, realizado pela Agência Brasileira de Inovação (Finep).

Eles disputarão, ainda este ano, em Brasília, em data a ser divulgada, a grande final nacional. A cerimônia de premiação regional foi realizada na quarta-feira (5/11), às 19h, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro. A diretora-presidente da FAPEAM, Maria Olívia Simão, acompanhaou a cerimônia de premiação.

As empresas FabriQ e Ecoete Tecnologias de Preservação Ambiental receberam aporte financeiro da FAPEAM por meio do Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe Subvenção/Finep/Amazonas). O FPF Tech – Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Software e Hardware recebeu apoio financeiro da FAP do Amazonas, em 2013, por meio do Programa de Apoio à Criação e/ou Manutenção de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT).

A FabriQ foi uma das cinco empresas que venceu o Prêmio Finep Inovação deste ano na categoria microempresa, a Ecoete venceu na categoria inovação sustentável, e o FPF Tech venceu na categoria ICT.


Leia mais sobre o Prêmio Finep de Inovação 2014

No mês de abril deste ano, a empresa FabriQ teve um projeto aprovado pela FAPEAM por meio do Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova/Finep/Amazonas).

O Pappe/Subvenção e Tecnova são iniciativas do Governo do Estado, via FAPEAM, e do Governo Federal, por intermédio da Finep. "Sou grato à FAPEAM porque essa é uma conquista de muitas intercepções", disse o diretor da FabriQ, Fredson Encarnação. A declaração foi dada durante a solenidade de entrega do prêmio Microindustrial de 2013, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), no qual Encarnação foi o vencedor.

A Ecoete Tecnologias de Preservação Ambiental venceu o Prêmio Finep deste ano com uma invenção sustentável. A empresa desenvolveu um tratamento de esgoto doméstico e industrial tendo como base métodos naturais e ecologicamente corretos.

Com o tempo de implantação de um mês e um custo 40% menor que um sistema de tratamento convencional, o sistema desenvolvido pela Ecoete utiliza dois tipos de vegetais, o Munguba (Bombacaceae e Pseudobombax) e o Canarana (gramínea da região amazônica) para o tratamento de esgoto e purificação da água.

O Instituto de Ciência e Tecnologia FPF Tech – Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Software e Hardware, vencedor regional do Prêmio Finep de Inovação, é uma organização sem fins lucrativos, focado na pesquisa e desenvolvimento de serviços, soluções inovadoras e cases de sucesso em núcleos estratégicos.

Criada em 1998, neste ano a FPF Tech figurou entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo pesquisa realizada pela organização internacional Great Place to Work, em parceria com a revista Computerworld. A premiação foi entregue no dia 7 de agosto deste ano, em São Paulo.

Sobre o Prêmio Finep

O Prêmio foi criado em 1998 para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas, desenvolvidos no Brasil e já inseridos no mercado interno ou externo, a fim de tornar o País competitivo e plenamente desenvolvido por meio da inovação.

O Prêmio Finep é considerado o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no País. Neste ano, foram 26 ganhadores entre os 561 inscritos nas diversas categorias.


Fonte: Ascom Fapeam








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299