06/11/2014
As empresas FabriQ, Ecoete e a FPF Tech vencem Prêmio Finep 2014
Eles disputarão, ainda este ano, em BrasÃlia, a grande final nacional. A cerimônia de premiação regional foi realizada na quarta-feira (5/11), no Rio de Janeiro
As empresas FabriQ, Ecoete Tecnologias de Preservação Ambiental e o Instituto de Ciência e Tecnologia FPF Tech – Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Software e Hardware, que receberam apoio financeiro do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) para iniciar suas atividades, venceram, na última quinta-feira (29/10), a etapa regional da edição 2014 do Prêmio Finep de Inovação, realizado pela Agência Brasileira de Inovação (Finep).
Eles disputarão, ainda este ano, em BrasÃlia, em data a ser divulgada, a grande final nacional. A cerimônia de premiação regional foi realizada na quarta-feira (5/11), à s 19h, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro. A diretora-presidente da FAPEAM, Maria OlÃvia Simão, acompanhaou a cerimônia de premiação.
As empresas FabriQ e Ecoete Tecnologias de Preservação Ambiental receberam aporte financeiro da FAPEAM por meio do Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe Subvenção/Finep/Amazonas). O FPF Tech – Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Software e Hardware recebeu apoio financeiro da FAP do Amazonas, em 2013, por meio do Programa de Apoio à Criação e/ou Manutenção de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT).
A FabriQ foi uma das cinco empresas que venceu o Prêmio Finep Inovação deste ano na categoria microempresa, a Ecoete venceu na categoria inovação sustentável, e o FPF Tech venceu na categoria ICT.
Leia mais sobre o Prêmio Finep de Inovação 2014
No mês de abril deste ano, a empresa FabriQ teve um projeto aprovado pela FAPEAM por meio do Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova/Finep/Amazonas).
O Pappe/Subvenção e Tecnova são iniciativas do Governo do Estado, via FAPEAM, e do Governo Federal, por intermédio da Finep. "Sou grato à FAPEAM porque essa é uma conquista de muitas intercepções", disse o diretor da FabriQ, Fredson Encarnação. A declaração foi dada durante a solenidade de entrega do prêmio Microindustrial de 2013, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), no qual Encarnação foi o vencedor.
A Ecoete Tecnologias de Preservação Ambiental venceu o Prêmio Finep deste ano com uma invenção sustentável. A empresa desenvolveu um tratamento de esgoto doméstico e industrial tendo como base métodos naturais e ecologicamente corretos.
Com o tempo de implantação de um mês e um custo 40% menor que um sistema de tratamento convencional, o sistema desenvolvido pela Ecoete utiliza dois tipos de vegetais, o Munguba (Bombacaceae e Pseudobombax) e o Canarana (gramÃnea da região amazônica) para o tratamento de esgoto e purificação da água.
O Instituto de Ciência e Tecnologia FPF Tech – Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Software e Hardware, vencedor regional do Prêmio Finep de Inovação, é uma organização sem fins lucrativos, focado na pesquisa e desenvolvimento de serviços, soluções inovadoras e cases de sucesso em núcleos estratégicos.
Criada em 1998, neste ano a FPF Tech figurou entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo pesquisa realizada pela organização internacional Great Place to Work, em parceria com a revista Computerworld. A premiação foi entregue no dia 7 de agosto deste ano, em São Paulo.
Sobre o Prêmio Finep
O Prêmio foi criado em 1998 para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, instituições sem fins lucrativos e pessoas fÃsicas, desenvolvidos no Brasil e já inseridos no mercado interno ou externo, a fim de tornar o PaÃs competitivo e plenamente desenvolvido por meio da inovação.
O Prêmio Finep é considerado o mais importante instrumento de estÃmulo e reconhecimento à inovação no PaÃs. Neste ano, foram 26 ganhadores entre os 561 inscritos nas diversas categorias.
Fonte: Ascom Fapeam
|