.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1148

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



13/11/2014



Evento nos Estados Unidos prepara nova geração de pesquisadores brasileiros da química


Durante o 248° Encontro Nacional da American ChemicalSociety (ACS), nos Estados Unidos, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) convidaram um grupo de estudantes brasileiros do programa Ciência sem Fronteiras para a apresentação de suas pesquisas em andamento no simpósio "Próxima Geração de Embaixadores da Química".

Realizado em agosto, no Moscone Center, em São Francisco, o evento foi uma oportunidade de treinamento e apresentação de pesquisas e descobertas por cada um dos 15 bolsistas de pós-doutorado brasileiros participantes. Entre os temas tratados destacaram-se os padrões internacionais para apresentações de trabalhos científicos, a importância de situar a carreira de pesquisador em um plano global e o entendimento dos mecanismos de captação de recursos.

"Esta é uma oportunidade incrível para mim. Eu cresci com um sonho de ser um químico e ajudar as pessoas a descobrir novos fármacos, mas depois de algum tempo, eu descobri que não é fácil para uma mulher que vive no Brasil, ser um cientista", disse a participante do simpósio Carla da Silva. "Agora, depois de ter tido a chance de terminar meu doutorado em química analítica na Universidade de Campinas, vou ser capaz de usar todo o meu conhecimento para transformar a sociedade e melhorar a vida daqueles que mais se preocupam", completou Carla.

O estudante Alexandre Amormino Gonçalves avaliou positivamente sua participação no Simpósio: "Ter a oportunidade de representar o Brasil e apresentar minha pesquisa no maior evento de Química do mundo foi uma experiência ímpar. O contato com pesquisadores, os treinamentos e a exposição da pesquisa muito agregaram à minha formação profissional", disse.

Para o presidente da SBQ, Adriano D. Andricopulo, "o simpósio é o resultado concreto do trabalho de aproximação com a ACS, e de internacionalização, que a Sociedade Brasileira de Química vem realizando. A iniciativa abre um valioso espaço de oportunidades para os pós-graduandos da área de química que poderá ser expandido nos próximos anos", afirmou. Segundo Andricopulo, que destacou a importância da parceria com o CNPq, a realização do evento "demonstra também o reconhecimento por parte da American ChemicalSociety (ACS) da qualidade da produção científica brasileira".

Oencontro nacional da American Chemical Society, que teve sua última edição realizada entre 10 e 14 de agosto de 2014, exibiu cerca de 12.000 trabalhos sobre novos avanços na ciência e temas relacionados com a Química. No total, contou com aproximadamente 15 mil participantes de todo o mundo, sendo 99 brasileiros, entre eles os bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras.

American Chemical Society - A ACS é uma organização sem fins lucrativos, com mais de 161.000 membros, sendo considerada amaior sociedade científica do mundo. È líder global no fornecimento de acesso à investigação no domínio da química através de suas múltiplas bases de dados, revistas e conferências científicas. Suas sedes principais está em Washington, DC, e Columbus, Ohio.

Sociedade Brasileira de Química - Fundada em julho de 1977, é a principal sociedade de química do país e tem como objetivos o desenvolvimento e consolidação da comunidade química brasileira, a divulgação da Química e de suas importantes relações, aplicações e conseqüências para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Está sediada em São Paulo (SP).

Assista o vídeo sobre o evento

Para saber mais sobre o evento, veja:
http://boletim.sbq.org.br/boletim/2014/especial_ACS.php

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq, com informações da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299