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13/11/2014



Start-Up Brasil fecha ciclo da primeira turma com resultados positivos


O balanço foi apresentado durante o 1º Demo Day do programa. O evento ocorreu em SP e reuniu startups, parceiros e investidores.

 
  O encontro reuniu mais de 250 convidados, entre startups apoiadas pelo programa federal, investidores e parceiros. Crédito: Ascom/MCTI

O programa Start-Up Brasil apresentou no dia 06/11 os resultados da primeira turma do processo de aceleração durante o Demo Day. O evento, realizado na Praça das Artes, em São Paulo, marcou o final desta fase.

O encontro reuniu mais de 250 convidados, entre startups apoiadas pelo programa federal, investidores e parceiros. Na ocasião, o COO do Start-Up Brasil, Felipe Matos, apresentou um balanço das atividades e a evolução das empresas. "Os índices são muito bons e movimentamos um ecossistema que cresceu e vai crescer", disse. "Ainda temos muito a fazer, e agora vamos melhorar ainda mais com as novas turmas".

A turma 1 contempla 45 startups, das quais 38 são brasileiras e sete são internacionais. Elas receberam apoio para a pesquisa, desenvolvimento e contratações, além de investimento e mentoria de aceleradoras. O valor captado no mercado (R$ 9,63 milhões) durante a aceleração superou o valor público investido (R$ 7,7 milhões). De janeiro a agosto de 2014, o faturamento das startups cresceu 139%, com um aumento de 63% no número de colaboradores das empresas.

"São empreendedores em tecnologia que não conseguiriam chegar ao ponto que chegaram sem esse processo", avalia chefe de divisão de Inovação em Software e Serviços de TI do MCTI, José Henrique Dieguez. "E nós cumprimos a nossa missão de mobilizar o ecossistema, pois esse projeto não é apenas um programa de fomento. Nossa preocupação é gerar negócios que movimentem o país".

Os setores mais representados na turma 1 foram: educação (11 startups); varejo (seis); logística e transporte; tecnologia da informação e telecom; eventos e turismo; e finanças, cada qual com três startups cada.

Continuidade
Lançado em novembro de 2012, o Start-Up Brasil funciona por edições, com duração de um ano, e realiza duas chamadas públicas, uma para qualificar e habilitar aceleradoras e outra para a seleção de projetos startups, com duas rodadas semestrais.

Em dois anos de execução, mais de 2.200 empresas se inscreveram nas três primeiras edições. Nas turmas 1 e 2 foram apoiadas 94 startups, a turma 3 está fechando contrato com as aceleradoras e as inscrições para a turma 4 terminaram em outubro.

O ciclo da turma 1 termina no Demo Day, mas o contato e o auxílio continuam.: as 45 startups serão acompanhadas ao longo de toda a sua jornada, com o monitoramento regular de suas atividades, o compartilhamento de dados e a permanência das aceleradoras nas empresas, gerando um ciclo de mentoria com as novas participantes do programa, que entra na turma 4 em 2015. "Esse trabalho demonstra que esses empreendedores de tecnologia são geradores de negócios com alta qualificação. Estamos felizes e satisfeitos, e vamos trabalhar para uma alavancagem maior nas próximas turmas", disse Dieguez.

Sobre o programa
O Start-Up Brasil é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com gestão operacional da Softex, em parceria com aceleradoras. O objetivo é apoiar empresas nascentes de base tecnológica, as chamadas startups. A iniciativa conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), para a seleção de startups nacionais, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex- Brasil), para a seleção de startups internacionais e do espaço físico no Vale do Silício (EUA).

O Start-Up Brasil integra o Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior), que é uma das ações da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti). Saiba mais acessando o site: www.startupbrasil.org.br ou pelo Facebook ou pelo Twitter @startup_br.


Fonte: MCTI








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