.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1148

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



13/11/2014



Regional de Minas Gerais da SBQ realizou encontro em Poços de Caldas: 900 participantes com 515 trabalhos apresentados


Sob a coordenação da UNIFAL-MG, a comunidade química da região debateu a "Química somando forças"



Conferência de abertura, realizada na noite de segunda-feira: Ensino e Pesquisa com Empreendedorismo e Inovação

Mais de 900 químicos, estudantes, professores e pesquisadores, reuniram-se esta semana em Poços de Caldas para o XXVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, da regional de Minas Gerais. Esta região abrange nove institutos e departamentos de Química no estado. Este ano, o encontro foi organizado pela UNIFAL-MG, com o tema "A Química Somando Forças: Ensino e Pesquisa com Empreendedorismo e Inovação". Foram apresentados 515 trabalhos científicos.

A coordenadora do evento, Alzira Maria Serpa Lucho, professora adjunta do Instituto de Química da UNIFAL-MG, explica que o tema se refere a uma nova realidade vivida pelas universidades. "Antes, o objetivo principal buscava a formação de profissionais qualificados e geração de conhecimento científico para a sociedade; hoje seus objetivos incluem a promoção do desenvolvimento econômico e social da região ou do país. Na grande área da Química esta realidade não é diferente, pois os conhecimentos gerados devem promover o desenvolvimento por meio da interação com a sociedade, com o setor produtivo, objetivando dentre outros aspectos a sustentabilidade."

A opinião é compartilhada por Aldo José Gorgatti Zarbin, professor da UFPR, presidente sucessor da SBQ e representante da Diretoria no evento. "É preciso mostrar a Química com a importância que tem para a sociedade como um todo, e formar pessoas cada vez mais capacitadas para entender o mundo em que vivem, o país em que vivem, e usar do conhecimento químico adquirido na academia, para fazer o país e o mundo melhores."

O Encontro teve de fato a participação de setores da Química além das universidades. O Conselho Regional de Química de Minas Gerais e a Abiquim, Associação Brasileira da Indústria Química, foram convidados a participar na mesa redonda que debateu o tema principal do evento, com grupos de pesquisa universitários que atuam na fronteira do conhecimento. "O diálogo entre a academia e a indústria deve ter objetivos claros, ou seja, o desenvolvimento socioeconômico do país, por meio da inovação tecnológica, utilizando as ferramentas do empreendedorismo, o apoio às pesquisas científicas pelos órgãos de fomento, e o incentivo à inovação nas empresas.", afirmou Alzira Lucho.

A professora considera a questão do financiamento à pesquisa outro ponto a ser debatido para a evolução a Química no Brasil. "Acredito que um dos principais desafios da química no Brasil é de manter o nível de financiamento em pesquisa no Brasil, o que possibilita o fortalecimento e a expansão de linhas de pesquisa existentes ou novas, tanto do ponto de vista estrutural, como o de formação de recursos humanos qualificados", disse ao Boletim da SBQ.

Para ela, o evento foi importante porque contemplou as diferentes áreas da Química estabelecidas no estado, e ofereceu um ambiente fértil para a troca de experiências, com a apresentação de pesquisas de elevado nível científico. "O XXVIII ERSBQ-MG obteve êxito na discussão de ideias, em estabelecer o elo entre a academia e a indústria. A qualidade dos trabalhos apresentados mostrou a força da Química da nossa região", celebrou Alzira Lucho.

A SBQ tem 18 secretarias regionais que realizam encontros locais anualmente. "As secretarias regionais tem um papel extremamente relevante na organização da SBQ, uma vez que correspondem ao núcleo que está próximo ao associado local, conhecendo suas demandas, expectativas, e problemas", explicou Aldo Zarbin. "Os eventos regionais se constituem muitas vezes no primeiro contato de jovens estudantes com a atmosfera científica."

Para saber mais sobre o XXVIII ERSBQ MG:
http://www.unifal-mg.edu.br/ersbq2014/

Fotos: Hélio Araujo


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299