.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1148

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



13/11/2014



CNPq reúne empresas no 5º Encontro do programa RHAE


 
  Fotos: Marcelo Gondim

Começou nesta terça-feira (11) o 5º Encontro Técnico do Programa RHAE Pesquisador na Empresa. O evento ocorre na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, e é fruto da parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (SETEC/MCTI) e a Confederação Nacional da Industria (CNI).

O diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, Guilherme Sales Melo, falou sobre a importância da divulgação dos resultados. "Este é o momento de se firmar parcerias, solucionar problemas e divulgar os resultados obtidos no programa. Para o CNPq é importante conhecer e ter o feedback das propostas apresentadas para que os relatórios e resultados contemplem os projetos de sucesso e ninguém fique de fora por falta de visibilidade", finalizou.

O representante da secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC/MCTI), Armando Milioni, do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), felicitou o CNPq e destacou a importância do programa: "Agradeço a oportunidade de estar dentro da casa da ciência brasileira, um parceiro que tem sido substancial para todas as atividades da SETEC e do MCTI. Sou um entusiasta do RHAE, um programa que acompanho há muitos anos e sempre me entusiasmou muito", concluiu.

Para Cimei Borges Teixeira, coordenador do programa de Capacitação Tecnológica e Competitividade do CNPq "éimportante a participação em eventos como este, pois estamos lidando com o fomento a instituições privadas o que, de maneira geral, é algo novo em nossa instituição. Estamos implantando um pequenos embrião que mostrará as empresas que realizar P&D pode trazer lucro e com isso incentivar o investimento particular", completou.

Durante o encontro serão apresentados os resultados das pesquisas que estão sendo desenvolvidas e custeadas pelos projetos aprovados no Programa. No decorrer das atividades haverá a apresentação de pôsteres dos projetos contemplados na Chamada 17/2012. O objetivo é apresentar cases de sucesso do programa aos representantes das empresas participantes e às entidades de classe dos setores empresariais.

RHAE– O Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas foi criado em 1987, em uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Programa utiliza um conjunto de modalidades de bolsas de fomento tecnológico, especialmente criado para agregar pessoal altamente qualificado em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas empresas, além de formar e capacitar recursos humanos que atuem em projetos de pesquisa aplicada ou de desenvolvimento tecnológico.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299