.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1149

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



19/11/2014



SBQ Sul reúne mais de mil químicos em Maringá


Encontro teve 611 trabalhos apresentados e contou com a participação de instituições de outras regiões


Casa cheia para a abertura da SBQ Sul, que homenageou o Prof. Hugo Braibante, da Universidade Federal de Santa Maria, na foto entre o presidente da SBQ Prof. Adriano D. Andricopulo e o organizador do evento Prof. Eduardo Jorge Pilau (à direita)

A comunidade química do Sul do Brasil esteve reunida em Maringá, na semana passada para a XXI SBQSul, que foi realizada em conjunto com XXX Semana de Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mais de mil participantes apresentaram 611 trabalhos científicos em três dias de debates, cursos e palestras. A palestra de abertura, sobre ""Desenvolvimento de [Se,N]-compostos com aplicações na fronteira da química: síntese de moléculas quirais e/ou bioativas", foi ministrada pelo Prof. Antonio Luiz Braga, da UFSC e membro do Conselho Consultivo da SBQ.

O presidente da SBQ, Prof. Adriano D. Andricopulo, esteve presente à abertura do evento e destacou a presença dos jovens. "Mais uma vez a região Sul se destaca pela realização do evento regional, o maior da SBQ", declarou. "Vi muitos jovens focados nos seus trabalhos, e isso me dá a certeza de que estamos no caminho certo."

O organizador do evento foi o Prof. Eduardo Jorge Pilau, do Departamento de Química da UEM. Ele conta que a ideia de unir a Semana de Química, um evento interno, com a SBQ Sul foi justamente para proporcionar aos alunos de graduação um maior contato com a comunidade química. "Esses eventos regionais servem muitas vezes para atrair o aluno, é a estreia de muitos em eventos científicos, e a qualidade dos trabalhos apresentados reflete a seriedade e o entusiasmo dos químicos", celebrou.

Um trabalho que chamou atenção (entre muitos) foi uma apresentação sobre os micropoluentes emergentes na água brasileira, feita pelo Prof. Fernando Fabriz Sodré, da Universidade de Brasília (UnB). A novidade pode tirar o sono de alguns: cafeína! Segundo Pilau, a alta existência de hormônios em águas superficiais no Brasil já é conhecida da comunidade científica, mas agora sabe-se que a cafeína presente nestas amostras pode ser utilizada marcador de contaminação causada por compostos que apresentam atividade estrogênica. "A cafeína também está presente na água para consumo humano. Neste caso, é interessante notar que os maiores índices de cafeína foram registrados na região Sul, onde toma-se muito chimarrão, que contém mais cafeína que chá ou café", explicou Pilau. O desafio, segundo o professor, é que ainda não existem tratamentos conhecidos viáveis para este tipo de contaminação.

O ensino de química também foi extensamente debatido em palestras e mesas-redondas. "Temos o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que se propõe a valorizar o professor para o ensino básico. Creio que é muito importante que químicos deem aula de química nas escolas, o que nem sempre é a realidade no Brasil", afirmou Pilau.

O evento também premiou e homenageou alguns químicos. O Prof. Hugo Tubal Schmitz Braibante, do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria foi homenageado pelos serviços prestados à SBQ, à realização do encontro, e à Química. "Desde o ano passado, o SBQ Sul, vem homenageando professores que tenham se esforçado ao máximo para o surgimento desse encontro e sua manutenção desde os primeiros anos do evento, até hoje", contou Pilau. Alunos de graduação dos Cursos de Química da UEM – como parte da Semana de Química - foram premiados pelo conjunto de seu desempenho acadêmico, e formandos de cada curso foram laureados. "Assim procuramos incentivar nossos graduandos dos Cursos de Química Licenciatura e Bacharelado no mundo científico", disse Pilau.

Para saber mais sobre a SBQ Sul, veja:
http://www.sites.uem.br/sbqsul

Fotos: Divulgação UEM


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299