.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1150

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



27/11/2014



Portal de Periódicos da CAPES lança aplicativo para acesso a conteúdo informativo


Instituições cadastradas já podem baixar o aplicativo para acessar, de forma rápida e gratuita, os conteúdos nacionais e internacionais de alta qualidade

A partir de agora, as 424 instituições de ensino e pesquisa brasileiras, cadastradas no Portal de Periódicos, biblioteca virtual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC), já podem baixar o aplicativo para acessar, de forma rápida e gratuita, os conteúdos de alta qualidade assinados com editores nacionais e internacionais.

Desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o aplicativo do Portal de Periódicos permite realizar buscas rápidas por assunto, periódico, base e livro, todos com a funcionalidade de autopreenchimento. O usuário ainda consegue navegar em websites referenciados pelos resultados de busca, além de ler e exportar os artigos em formato PDF.

Também é possível o acesso a periódicos, referências bibliográficas com resumo, teses e dissertações, normas técnicas, livros, obras de referência, estatísticas, patentes, arquivos abertos e redes de e-prints.

O aplicativo está disponível para IOS, Android e outros sistemas operacionais, nas categorias Referência e Educação. O acesso também pode ser remoto via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Atualmente o Portal de Periódicos disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional, por meio de um acervo com mais de 36 mil periódicos e 250 mil livros eletrônicos. Também oferece 130 bases referenciais, 12 bases de patentes (invenções certificadas), além de enciclopédias e obras de referência, estatísticas, normas técnicas, bancos de teses e dissertações, e conteúdo audiovisual.

São inúmeras possibilidades de pesquisa dentro do universo científico, oferecido de forma rápida e prática pelo aplicativo do Portal de Periódicos, uma biblioteca virtual que disponibiliza conteúdo científico internacional de alto nível.

O Portal de Periódicos da Capes

O Portal de Periódicos foi criado em 2000, devido ao déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional e os desnivelamentos regionais entre as universidades do sistema superior de ensino federal. Tem como missão promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível. Considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, é também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade por cobrir todo o território nacional.

Atualmente o Portal de Periódicos atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental, e propicia o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior. É uma ferramenta fundamental para as atividades de ensino e pesquisa no Brasil e às atribuições da Capes de fomento, avaliação e regulação dos cursos de Pós-Graduação e de desenvolvimento da pesquisa científica no país.

Entre os maiores usuários do portal estão as universidades de São Paulo (USP) e Brasília (UnB), as federais do Rio de Janeiro (UFRJ), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Minas Gerias (UFMG), de Santa Catarina (UFSC), do Paraná (UFPR), de São Paulo (Unifesp), a Estadual de Campinas (Unicamp), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

As consultas podem ser feitas por autor, título, assunto ou palavra-chave, tendo como opção o acesso remoto e os dispositivos móveis. A seção "Meu espaço" permite ao pesquisador (estudante ou professor) montar seus próprios conjuntos de busca, salvar e criar alertas de pesquisas já realizadas no acervo do portal e guardar seus artigos, periódicos e bases de dados preferidos em um espaço virtual permanente.

Dentre as vantagens que oferece ao público usuário estão:

- Facilidade de acesso à informação científica: o Portal de Periódicos reúne em um único espaço virtual as melhores publicações do mundo.

- Acesso a conhecimento atualizado: patentes, artigos e livros recém-publicados nos Estados Unidos, Ásia e Europa podem ser recuperados em tempo real por meio do Portal de Periódicos. São informações confiáveis e de alta qualidade, que permitem que o professor, pesquisador ou aluno fique sempre atualizado.

- Democratização do acesso à informação: com o Portal de Periódicos, um pesquisador vinculado a uma instituição de ensino superior na Amazônia tem acesso ao mesmo conhecimento que os colegas no Sul e Sudeste do Brasil e também dos concorrentes no exterior. Além disso, a centralização das assinaturas pela Capes possibilita economias de escala na negociação dos valores junto aos editores internacionais. Com isso, a sociedade brasileira financia a produção científica nacional por um custo menor.

- Inserção internacional do conhecimento científico: ao utilizar o Portal, o pesquisador tem acesso direto à produção dos autores, periódicos e sociedades internacionais mais conceituados da sua área. Isso garante densidade à sua produção acadêmica. Conhece ainda o funcionamento da Ciência Mundial dentro da sua área de atuação. Essas informações são fundamentais para que ele também divulgue melhor a sua produção e passe a ser reconhecido internacionalmente.

O Portal de Periódicos da Capes/MEC é um serviço disponível também aos membros da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), o que significa mais facilidade no acesso remoto ao conteúdo científico de alta qualidade, produzido no mundo.

A CAFe é uma federação de identidade, gerida e operada pela RNP, que reúne mais de 70 instituições de ensino e pesquisa brasileiras em uma rede de confiança, possibilitando o acesso remoto a diversos serviços voltados para o meio acadêmico, através de uma credencial única (login e senha). Através da CAFe, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos por outras instituições participantes.

O Portal de Periódicos é um dos provedores de serviço mais acessados da CAFe por seu vasto conteúdo acadêmico. A autenticação dos usuários, necessária para se fornecer ou bloquear o acesso ao seu conteúdo, é feita na respectiva instituição que o usuário pertence e que corresponde a um provedor de identidade.

A principal vantagem de acessar o Portal de Periódicos pela CAFe é a mobilidade. Professores, alunos e funcionários de instituições usuárias do portal e federadas a CAFe podem acessar o conteúdo de qualquer lugar, usando a internet, sem necessariamente conectar a rede da sua instituição.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), por exemplo, é um dos que disponibiliza acesso à CAFe a 2 mil servidores e 13 mil alunos, em 21 campi em todo o estado. "Antes da adesão, o acesso ao Portal de Periódicos, por exemplo, só podia ser feito dentro do campus. Agora o conteúdo pode ser feito de casa, ou de qualquer lugar", afirma o diretor de TI da instituição, Emerson Mello.

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rondônia (IFRO), o serviço da CAFe possibilitou o fortalecimento do ensino a distância, e alunos e professores podem acessar, de forma mais segura e integrada, o conteúdo de cerca de 28 cursos de EaD, através do portal Vídeo@RNP, outro provedor de serviço nacional de acesso gratuito que concentra três serviços: Vídeo sob Demanda, Transmissão de Sinal de TV e Transmissão de Vídeo ao Vivo.

Em 2014, a RNP lançou um sistema de estatísticas para monitorar os acessos autenticados pela CAFe. Através de uma plataforma web de navegação simples, é possível visualizar relatórios, que mostram o número de acessos realizados pela CAFe por estado ou região em determinado período, o número de provedores de identidade e de serviço disponíveis e um ranking de acesso à federação, por instituição usuária.


Fonte: Ascom / Capes/MEC








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299