.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1150

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



27/11/2014



Encontro Regional da SBQ Nordeste é retomado depois de 25 anos


Depois de 25 anos, região volta a promover encontro da comunidade química. Evento debateu como integrar o conhecimento em uma região com tantas diferenças

Mesa de abertura (a partir da esquerda): Prof. Ricardo Cunha, diretor do campus do IFBA Porto Seguro; Prof. Adriano D. Andricopulo, presidente da SBQ; Profa. Diana Sampaio Melo Pipolo, diretora de Ensino Técnico do IFBA; Prof. Luciano Lima, do IFBA Porto Seguro, presidente da comissão local.

Cerca de 400 participantes, com mais de 165 trabalhos científicos apresentados.

Foi realizado na semana passada, em Porto Seguro-BA, o V Encontro Regional da SBQ Nordeste. É a primeira vez que a comunidade química da região se reúne desde 1989. O evento foi organizado em conjunto com o VI Encontro de Química da Bahia (EQBA), e teve como principal objetivo levar os debates ligados à Química para o interior da região. O tema escolhido foi "Química sem fronteiras: integrando o conhecimento e vencendo desafios."

"Na nossa região, o desafio é imenso, sobretudo com relação aos institutos de Química que ficam no interior", explica o Prof. Maurício Moraes Victor, secretário regional da SBQ/Bahia, da Universidade Federal da Bahia. "Um bom curso de Química exige investimento em laboratórios, muitas vezes o professor mora em outra cidade, para fazer pesquisa, é preciso criar condições, então são muitas questões a serem colocadas", conta Victor.

De certa forma, a Química ainda é novidade em muitas cidades. O campus do IFBA de Porto Seguro, por exemplo, formará sua primeira turma de Licenciatura em março de 2015. Jequié e Ilhéus ainda são as únicas cidades fora da capital com cursos de mestrado na Bahia, e ambas têm cursos recentes. "Jequié acaba de formar seu centésimo mestre", celebra Victor.

A importância dos encontros regionais cresce nesse tipo de situação. Muitas vezes, é o primeiro contato dos alunos com informações sobre o mundo acadêmico e da pesquisa além da sala de aula. Para o presidente da SBQ, Adriano D. Andricopulo, este é um ponto crucial, e daí os esforços da atual gestão em intensificar ações das regionais. "Precisamos reconhecer os desafios locais e buscar oportunidades. Os alunos devem ter acesso a informação sobre pesquisa no Brasil e no exterior. Assim podem refletir sobre seu papel no futuro e isso ganha um dimensão ainda maior", observa.

O presidente da SBQ destacou que, devido a uma mobilização extremamente importante de nossos secretários regionais, o local do próximo encontro da Regional SBQ Nordeste já foi decidido. Será em Maceió, em 2015, e o próximo EQBA, será em Ilhéus, em 2016. A continuidade dos eventos é fundamental para o fortalecimento da química na região.

Andricopulo participou da abertura e fez uma palestra sobre o universo molecular dos fármacos. "Essa vez tive a oportunidade, não só de representar a SBQ, mas de falar sobre Química. E senti que os alunos participaram com grande entusiasmo, pois me procuraram para perguntas e estender a conversa."

Como parte do EQBA, foi entregue o Prêmio Antônio Celso Spínola Costa (ACSC), a um profissional que tenha se destacado pelas contribuições ao desenvolvimento da Química na Bahia. A homenageada foi a professora Maria das Graças Andrade Korn, da UFBA, diretora da divisão de Química Analítica da SBQ.

Foram 400 inscritos (o limite da capacidade do local do evento), com 165 trabalhos apresentados e 32 palestrantes. Nem todos os estados da região tiveram representantes. Os participantes vieram do Espírito Santo, Sergipe, Alagoas e Pernambuco (além da Bahia). Para Victor, as grandes distâncias ainda são um problema. "A delegação de Alagoas ficou 20 horas em um ônibus", conta Maurício Victor.

Para saber mais sobre o VI EQBA e o V SBQ Nordeste:
http://www.vieqba.com.br/portal/

Fotos: Juliano Monteiro (Divulgação)


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299