11/12/2014
Leopoldo de Meis, professor emérito da UFRJ, morre aos 76 anos
|
|
| Fundador do Instituto de BioquÃmica Médica que leva o seu nome recebeu o prêmio Conrado Wessel em 2008 (foto: CNPq) |
O pesquisador Leopoldo de Meis, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), morreu no domingo (07/12), aos 76 anos.
Nascido no Egito em 1938, passou parte da infância na Itália e veio ainda criança para o Brasil, onde se naturalizou brasileiro. Formado em Medicina pela UFRJ, era, desde 1978, professor titular de BioquÃmica na universidade, onde fundou o Instituto de BioquÃmica Médica que leva o seu nome.
Além de atuar na área de bioquÃmica celular, em linhas de pesquisa como mecanismos de transdução de energia em sistemas biológicos e transporte ativo de Ãons, dedicou-se à área de Educação para Ciência. Criou cursos de férias na UFRJ, voltados a jovens de baixa renda.
De Meis publicou 205 trabalhos cientÃficos em revistas nacionais e internacionais e foi autor ou coautor de 13 livros, entre eles Ciência, Educação e o Conflito Humano-Tecnológico (Senac São Paulo/2006).
Entre outros prêmios, recebeu, em 1995, a Ordem Nacional do Mérito CientÃfico, Classe Grã Cruz e, em 2008, foi o vencedor do prêmio Conrado Wessel.
De Meis deixou a mulher, a professora Vivian Rumjanek, quatro filhos e seis netos.
Fonte: Agência FAPESP
Prezados,
Informamos que a missa de sétimo dia de falecimento do Professor Emérito Leopoldo de Meis, será celebrada no dia 14 de dezembro (domingo), às 10:00 h, na capela do Colégio Sion.
Endereço: Rua Cosme Velho, nº 98, Bairro Cosme Velho.
Há estacionamento no local.
|