.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1152

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



11/12/2014



Belém promove o primeiro encontro da SBQ-Pará


Desafios locais estiveram na pauta de um evento que permitiu a muitos estudantes seu primeiro contato com as apresentações científicas

Apresentação de trabalhos em forma de painel rendeu premiação a alunos para incentivar a produção de conhecimento.

Auditório lotado: delegações vieram de várias regiões do Pará.

da esquerda para a direita: Heronides Dantas (UFPA), Waldmir Araujo Neto (UFPA), Patricia Marinho (UFPA), Andrey Marinho (UFPA) e Aldo Zarbin (UFPR, presidente sucessor da SBQ)

Muito se fala sobre as dimensões continentais do Brasil, mas pouco se fala sobre as dimensões continentais da região Norte. Dentro da comunidade química, os desafios trazidos pelas grandes dimensões regionais do Brasil têm sido foco de atenção. Nesse contexto, foi realizado no final de novembro, em Belém, o primeiro Encontro Regional da SBQ – Pará, simultaneamente ao III ENAFAQUI (da Universidade Federal do Pará, UFPA), e à IV Semana de Química da Universidade Federal do Sul e sudeste do Pará (UNIFESSPA). E esta semana é realizado o SBQ-Norte, em Manaus, que será descrito na próxima edição deste boletim.

Em Belém, mais de 300 participantes se reuniram por três dias para apresentar trabalhos científicos e debater temas fundamentais para o desenvolvimento regional da Química. Foram ministrados minicursos e houve 12 palestras científicas, com a participação de alguns químicos de outras regiões. Da parte dos alunos, houve a apresentação de 30 trabalhos orais e 30 trabalhos na forma de painéis. Os dois melhores de cada grupo foram premiados com livros didáticos no intuito de incentivar os estudantes na produção do conhecimento científico.

"O encontro superou nossas expectativas e avaliamos que conseguimos alcançar o objetivo de congregar a comunidade química do Pará", afirmou a Profa. Patrícia Marinho, da Faculdade de Química da UFPA, uma das organizadoras do evento, que foi realizado pela UFPA e pela UNIFESSPA, em conjunto com a SBQ. "Contamos com a presença de delegações do interior do Pará, que percorreram grandes distâncias desde Paragominas, Marabá e Santarém. São alunos de várias instituições de ensino de Química do estado: UFPA, UNIFESSPA, UEPA, IFPA e UFOPA, um indicativo da importância de eventos desta natureza na região."

Patrícia explicou que o desafio de levar o conhecimento ao interior é tamanho que a Universidade Federal do Pará (UFPA), implementou, já há sete anos, a modalidade de Química Licenciatura à distância. "É uma modalidade mista, em que o aluno tem aulas à distância, por meios tecnológicos, e tutoria presencial nas cidades atendidas. Já formamos mais de 100 químicos licenciados", contou Patrícia. Hoje, há dois municípios sendo atendidos, Dom Eliseu e Paragominas, na modalidade UAB.

Para o representante da SBQ no evento, e presidente-sucessor da entidade, Prof. Aldo José Gorgatti Zarbin, a importância do evento se refletiu na participação dos alunos jovens. "Mais uma vez – a exemplo de outros eventos regionais realizados neste e em outros anos – estamos iniciando o jovem em eventos científicos, mostrando o que há de mais moderno no conhecimento químico, e oferecendo novas oportunidades", afirmou.

Site oficial da I SBQ-Pará:
http://sbqpara.webnode.com/

Fotos: Divulgação UFPA


Texto: Mario Henrique Viana (Assessor de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299