.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1153

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



18/12/2014



Paulo Teng An Sumodjo "In Memoriam"


É engraçado como as pessoas passam rápido por nossas vidas e nos deixam marcas tão profundas... Foi assim com o Paulo em quem eu encontrei um verdadeiro parceiro, com letras maiúsculas. Desde o primeiro momento fomos parceiros científicos, já que as nossas especialidades coincidiam, parceiros de aulas, parceiros de ideias, já que as nossas conceições de Universidade coincidiam, parceiros de empreendimentos docentes e científicos, já que achávamos os mesmos defeitos no sistema, parceiros nas piadas, porque achávamos engraçado e dávamos risada das mesmas coisas e situações.

A minha admiração pelo seu jeito de ensinar e dos seus conhecimentos em físico química sempre me faziam bater na sua porta para tirar um monte de dúvidas tipo, como você fala disto? Qual abordagem para isto outro? Acha que esta pergunta é muito babaca? Qual livro você segue para tal disciplina? Já que está, você me empresta as suas transparências? Ele sempre esteve aberto e disponível e dávamos muitas risadas da minha própria ignorância.

Sempre vou lembrar-me de como insisti para ele fazer a Livre Docência e quando finalmente fez, me pediu emprestado para estudar o meu caderno com os pontos do programa já resumidos. Obviamente, que ele não precisava em absoluto porque com a sua ampla bagagem de Físico química, ele faria uma prova brilhante. Felizmente na ocasião eu não achei o caderno entre as minhas coisas e assim me salvei de passar pela humilhação de que ele visse as minhas "anotações" e tirasse sarro falando; "só isso? Que maneira de enrolar!"

Por outro lado, quando ele insistiu para que eu formasse parte da Comissão de Graduação, a minha condição foi que só o faria se ele ia como meu parceiro e suplente. Lembro-me da cara de espanto dos meus alunos quando ele saiu da minha sala gritando: "Isso é pura chantagem! Assim não dá...", para depois de meia hora voltar rindo e falando que tudo bem, mas que ele não faria nada de nada e que eu teria que me virar. Eu sabia que era tudo mentira e que ele iria a trabalhar e me apoiaria em todas as iniciativas, ideias e planos durante quase 8 anos de trabalho na graduação.

Outra grande parceria nossa, juntamente com outros professores do IQ, foi a criação da Escola de Eletroquímica, da qual acabamos de fazer a nona edição.

Esta ideia surgiu num bate papo com alguns colegas durante um congresso em Londrina no ano 2005 onde Paulo se mostrou abatido ao constatar os poucos conhecimentos básicos de eletroquímica de vários alunos de doutorado na área. Ao ano seguinte implementamos a Escola no IQ sendo a primeira e única no Pais e Latino America. Imitada e replicada em diversos lugares, a Escola do IQ permanece única na sua tradição e já passaram por ela mais de 300 alunos de diferentes países. A partir da décima edição, já prevista, o logo da Escola mudará já que, a modo de humilde homenagem, levará o nome Paulo Teng Na Sumodjo School of Electrochemistry.

Paulo foi um eterno preocupado pela formação de pessoas, não só em química mas como seres pensantes e cidadãos responsáveis. Isso não significava ser condescendente ou bonzinho, mas nas suas conversas ele marcou cada um de seus alunos de maneira singular, com o seu jeito Teng de ser, e ajudou todos àqueles que o procuravam com muita paciência e maturidade. Fará falta nos corredores, nas salas de aula e nos laboratórios. Todo IQueano conhece a lenda que diz que se você diz o nome do Teng 3 vezes, ele vai aparecer atrás de você. Acontece que ele aparecia de surpresa e forma fulminante, da mesma maneira em que se foi .

Sentiremos saudades pra sempre. Estamos tristes pela falta que nos faz, mas gratos por termos compartido tantas coisas e aprendido com ele. Valeu Paulo!

Profa. Susana Inés Córdoba de Torresi






Paulo Teng An Sumodjo (1952-2014)

Engenheiro Químico pela Escola de Engenharia de Mauá (1972), Doutor em Química (Físico-Química) (1985) e Livre Docente em Físico-Química (2010) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade da Califórnia, Los Angeles (1995/1996) onde também foi pesquisador visitante (2002). Era professor associado do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Com grande experiência na área de Físico-Química, especializando-se em Eletroquímica e atuando principalmente nos seguintes temas: eletrodeposição, filmes magnéticos, filmes de diamante e filmes de óxidos. Publicou aproximadamente 60 trabalhos em revistas especializadas. Orientou 11 dissertações de mestrado, 8 teses de doutorado e 1 pós doutorado. Mais de 30 alunos de Iniciação científica estagiaram no seu laboratório. No momento do seu falecimento, de um infarto fulminante, Paulo orientava 4 alunos de doutorado e 3 de Iniciação científica, além de coordenar um projeto individual da FAPESP e um subprojeto no Núcleo de Apoio a Pesquisa em Materiais Inteligentes (USP).








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299