.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1153

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



18/12/2014



Minicurso na 38ª RA: Compostos polifenólicos naturais e sintéticos: da indústria alimentar à farmacêutica



Durante a 38ª Reunião Anual da SBQ teremos 13 minicursos sobre o estado da arte de importantes tópicos.

Teremos o privilégio de receber dois professores portugueses que irão ministrar um minicurso intitulado "Compostos polifenólicos naturais e sintéticos: da indústria alimentar à farmacêutica". O coordenador será o Prof. Victor Freitas (Universidade do Porto) com a participação do Prof. Arthur Silva (Universidade de Aveiro).

Programa:

Os polifenóis são uma dos principais famílias de compostos naturais presentes nas plantas e em produtos alimentares de origem vegetal. Estes compostos estão diretamente relacionadas com algumas das características organolépticas dos alimentos e apresentam propriedades biológicas importantes associadas à prevenção de determinados tipos de cancro e ao aparecimento de doenças neurodegenerativas resultantes do stress oxidativo como Alzheimer e Parkinson. Os polifenóis subdividem-se em várias classes de compostos com propriedades físico-químicas, sensoriais e biológicas bem diferenciadas tais como os ácidos fenólicos e derivados, os estilbenos, os flavonois, as flavonas, as isoflavonas, os flavanois (catequinas e taninos condensados) e as antocianas. Do ponto de vista sensorial, estes dois últimos destacam-se por estarem associados à cor (antocianinas) e ao sabor dos alimentos - adstringência e amargor- (taninos condensados).

Os polifenóis são relativamente instáveis e durante o processamento dos alimentos e seu envelhecimento sofrem transformações estruturais com a consequente alteração da qualidade. O Grupo do Prof. Victor Freitas tem vindo a pesquisar novos compostos, os mecanismos de transformação nos alimentos e a estudar as suas propriedades fisico-química, sensórias e biológicas.

Tendo em conta as inúmeras e importantes aplicações de várias classes de compostos polifenólicos, a pesquisa de novos métodos de síntese, a síntese de novos derivados potencialmente bioativos e transformação destes noutros compostos heterocíclicos (de oxigénio e azoto) com potencial valor nutricional e /ou medicinal tem constituído o objeto de estudo de vários grupos de investigação. Em particular, no grupo do Prof. Artur Silva têm-se desenvolvido novos métodos de síntese de flavonas, 2- e 3-estirilcromonas e xantonas, assim como a sua transformação noutros compostos heterocíclicos de oxigénio e azoto. Neste curso, serão apresentados e discutidos estes processos de síntese, assim como as atividades biológicas de alguns destes compostos. Sempre que considerado relevante será feita uma comparação dos métodos de síntese dos compostos polifenólicos com os similares aza-compostos.

Informações Gerais sobre os minicursos:
Local: Monte Real, Águas de Lindóia, SP
Data: terça, 26/maio/2015 a quinta, 28/maio/2015 Horário: 8:00 às 10:00 h.

• Apenas inscritos na 38ª RASBQ podem se inscrever nos minicursos.
• O valor de inscrição é de R$ 35,00.
• O certificado estará disponível na área restrita do inscrito, somente aos que comparecerem aos três dias do minicurso (100% de presença).

Em breve abriremos as inscrições! Para outras informações, veja:
http://www.sbq.org.br/38ra/programacao-completa/minicursos


A 38ª Reunião Anual da SBQ será no Hotel Monte Real, Águas de Lindóia, SP de segunda, 25/maio/2015 a quinta, 28/maio/2015. Para detalhes do evento, visite: http://www.sbq.org.br/38ra/

Curta a página da 38ª RA e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos, faremos uma grande reunião anual!


Fonte: Luiz F. Silva Jr (Secretário Geral da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299