.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1153

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



18/12/2014



Na Amazônia, SBQ fecha os encontros regionais de 2014


Manaus reuniu a comunidade química para debater seu papel no desenvolvimento sustentável da Amazônia

Minicurso

Premiação da Olimpíada Amazonense de Química

Auditório cheio para a conferência de encerramento, e a conferência da secretária regional da SBQ-AM

Maria da Paz Lima, ao lado do presidente da SBQ, Adriano D. Andricopulo

Fechando o ciclo anual de encontros regionais da SBQ, Manaus organizou-se para receber a comunidade química da região Norte, com ênfase no estado do Amazonas e Roraima – por conta das características naturais da região, já havia ocorrido a SBQ Pará, no final de novembro. Assim como no Pará, foi o primeiro evento no estado. O tema escolhido foi "Química para o desenvolvimento sustentável da Amazônia".

"A Amazônia é um gigantesco laboratório e biblioteca viva. É uma inesgotável fonte de inspiração e aprendizado, como ouvi, certa vez, o Dr. Otto Gottlieb dizer", declara a Profa. Maria Lucia Belém Pinheiro, do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), uma das organizadoras do evento.

"Foram três dias de intensa atividade, quando aproveitamos para discutir temas relevantes como a formação acadêmica do profissional da Química e a sua inserção no mercado de trabalho na Amazônia Ocidental; os dilemas da inovação e pesquisa para o desenvolvimento sustentável da Amazônia; sobre energias alternativas para o desenvolvimento sustentável da Região; e ainda sobre o ensino de química", explica a Profa. Lucia.

Foram 425 inscritos, e 64 trabalhos apresentados por estudantes na Sessão de Pôsteres, dos quais cinco foram premiados (veja abaixo). Aconteceram cinco minicursos, duas mesas-redondas, três sessões temáticas, com palestras de 20 minutos para cada participante, quatro oficinas para o ensino médio, e duas palestras macro, uma na abertura, proferida pelo presidente da SBQ, Prof. Dr. Adriano D. Andricopulo, sobre o tema "Planejamento de Fármacos: um universo molecular de oportunidades", e outra, no encerramento, sobre "Química Ambiental", proferida pela Dra. Tereza Cristina de Oliveira, Diretora da Central Analítica do Centro de Apoio Multidisciplinar da Ufam.

Durante o evento foi realizada a premiação dos vencedores da Olimpíada Amazonense de Química de 2014, projeto dos professores Paulo Rogério da Costa Couceiro, Renato Henriques de Souza e Tereza Cristina Souza de Oliveira, do Departamento de Química. Segundo Lucia Belém "eles abraçaram esta causa, estimulando a juventude a apreciar as virtudes da química, garimpando nas escolas do nível médio jovens talentos para que se dediquem ao cultivo desta fascinante ciência".

Para o presidente da SBQ, Prof. Adriano D. Andricopulo, que esteve presente e proferiu palestra no evento, o encontro fecha com chave de ouro o ano para a SBQ."Este ano conseguimos retomar encontros regionais em locais que há tempos não os realizavam, e também concretizamos um grande objetivo, os primeiros encontros na região Norte. Isso é muito importante para o fortalecimento da química nacional, cada vez mais e melhor representada nas regiões de atuação de nossas secretarias regionais. Estou muito feliz com os progressos alcançados e perspectivas futuras", declarou.

O evento foi financiado principalmente pela FAPEAM e teve ajuda financeira do CRQ-XIV Região e Laboratório de Pesquisa e Ensaios de Combustíveis (LAPEC) e do Programa de Pós-Graduação em Química da Ufam. A Ufam ofereceu o apoio de sua infra-estrutura.

A Profa. Maria Lucia Belém Pinheiro conversou com o Boletim da SBQ

Como você avalia a participação dos alunos neste evento?
Muito boa, desde a organização, e em todas as atividades, especialmente minicursos e sessão de pôsteres, onde houve a participação expressiva de estudantes do Amazonas e Roraima. Observo que, a despeito de divulgação na internet, nossas condições geográficas (grandes distâncias entre os centros de estudos), financeiras, e tempo curto para uma maior mobilização, limitaram o acesso de estudantes de outras cidades ao evento.
Foi importantíssima, entretanto, a contribuição e presença de professores das Universidades e Instituições de Pesquisas dos estados do Amazonas, Roraima e Pará e de Universidades de outras Regiões, como a UFSCar, UnB e Instituto de Física da USP–São Carlos.

Qual a importância da realização dos eventos regionais para o público local?
É importante tentarmos romper a barreira que ainda existe entre a química e a sociedade. O trabalho do químico nos laboratórios acadêmicos ou industriais, nas salas de aulas, nas linhas de produção, é invisível aos olhos da sociedade que usufrui deste trabalho, e muitas vezes, não enxerga as virtudes da química. Encontros como este, têm o papel de divulgar a química na sociedade, constituir-se em forum para debater a realidade amazônica, visando romper o isolamento interno, reforçar a identidade regional, buscando organizar a comunidade científica da região para uma efetiva participação no planejamento das políticas científicas do país para a Amazônia.

Quais os principais desafios da Química na região Norte e no Amazonas?
O tema do Encontro, "Química para o desenvolvimento sustentável da Amazônia", é um dos principais desafios deste século para a comunidade de químicos da nossa Região, pois inclui a busca de conhecimentos químicos e tecnologias que permitam o aproveitamento dos nossos recursos minerais e biodiversidade, em benefício do homem, sem destruir os nossos ecossistemas, preservando-os para as futuras gerações.

Saiba mais sobre o I Encontro de Química da Região Norte – SBQNORTE:
http://sbqnorte.webnode.com/anais/

Trabalhos premiados

AMB05 – Levantamento dos níveis de concentração e da distribuição do dióxido de nitrogênio na atmosfera de Manaus, Emanuelle L. Botelho, Cristine M. D. Machado, Airam M. Barbosa

EDU10 – Situação das atividades experimentais, descarte de resíduos e condições dos laboratórios de química nas escolas do município de Cacoal, Rondônia, Denny W.de O.Mesquita, Adriana S.S.Mesquita, Juander A.de O.Souza, Ana C.M.Ferreira, Breno F.Vidal, André F.T.de H.S.Costa

QPN07 – Identificação de tirosina emn resíduos madeireiros de espécie nodulífera:Hymolobium petraeum (fabaceae), Willian Hayasida, Maria da Paz Lima, Claudete Catanhede do Nascimento, Lyege Magalhães Oliveira, Luiz Henrique Keng Queiroz Junior

QPN27 – Avaliação do teor de óleo e caracterização química do filé da dourada (Brachyplatystoma Flavicans) comercializados em Boa Vista, Roraima, Iolanda do Nascimento Araújo Rocha, Luiz Antonio M. Alves da Costa, Adriana Flach

QPN36 – Moléculas de fungos da Amazônia como fonte de matéria-prima para estudos em semissíntese, Rafael Castro Araújo, Antonia Queiroz Lima de Souza, Francisco Franco-Montalbán, Joel Aparecido Passo, Afonso Leão Duarte de Souza

Fotos: Divulgação


Texto: Mario Henrique Viana (Assessor de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299