.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1155

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



15/01/2015



Inovação em parceria com a biodiversidade nacional


LNBio e Phytobios firmam acordo para identificar moléculas bioativas em extratos vegetais

O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), integrante do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), firmou parceria com a Phytobios, empresa voltada à inovação a partir da biodiversidade brasileira. O acordo tem como principal objetivo identificar moléculas bioativas em extratos vegetais extraídos de biomas brasileiros. Amostras de plantas da Mata Atlântica de São Paulo e da Caatinga do Piauí serão as primeiras a serem avaliadas.

Os primeiros ensaios buscarão substâncias com ação antidepressiva. Em seguida, serão realizados testes para identificação de compostos contra infecções bacterianas, câncer, hipertrofia cardíaca, doença de Chagas, doença do sono e leishmaniose.

"A parceria com o LNBio é uma iniciativa de valorização da biodiversidade brasileira. Vamos identificar compostos com potencial valor de mercado em amostras coletadas com autorização dos órgãos competentes, por meio de técnicas que garantem a conservação das espécies" afirma Cristina Ropke, Diretora Executiva da Phytobios.

De acordo com o contrato firmado, a Phytobios disponibilizará centenas extratos brutos ao LNBio. No Laboratório, esses extratos serão divididos em frações, cada uma contendo cerca de 10-20 substâncias químicas diferentes. "O fracionamento facilita a identificação de moléculas bioativas e permite um rígido controle de qualidade. Ao final deste processo, teremos cerca de 2000 frações organizadas em uma biblioteca de produtos naturais apropriadas para triagem biológica de alto desempenho, high throughput screening (HTS), e prontas para serem analisadas", explica Daniela Trivella, pesquisadora do LNBio.

O LNBio fará a triagem das frações por meio de HTS, técnica comum ao processo de descoberta de fármacos. O HTS é um método automatizado que testa rapidamente milhares de substâncias químicas em ensaios biológicos preditivos de eficácia clínica. Os resultados destes testes permitem a identificação de compostos que interferem nos mecanismos das doenças, em vias metabólicas-chave ou que interagem com alvos moleculares específicos. Substâncias avaliadas como promissoras em ensaios de HTS seguem para ensaios subsequentes, que tem por objetivo confirmar os dados obtidos nas primeiras triagens e compreender os detalhes da interação do composto selecionado com as moléculas biológicas. Trata-se do ponto de partida para a descoberta e aprimoramento de compostos com potencial terapêutico.

"Esta parceria é muito promissora porque reúne competências complementares. Temos a experiência da Phytobios com coleta e preparo de extratos vegetais a partir de espécies da biodiversidade brasileira e a expertise do LNBio na montagem de bibliotecas de produtos naturais e na realização dos ensaios biológicos e ensaios subsequentes. A colaboração promoverá a pesquisa e o desenvolvimento de fitoterápicos nacionais, uma classe de medicamentos bastante promissora", conclui Eduardo Pagani, Gerente de Inovação do LNBio.

Sobre o LNBio

O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O LNBio dedica-se à pesquisa e inovação nas áreas de biotecnologia e à descoberta e desenvolvimento de fármacos e possui instalações abertas às comunidades científicas e empresariais. O Laboratório concentra competências, equipamentos de última geração e um time de pesquisadores de classe mundial voltados à realização de estudos multidisciplinares nas áreas de biologia estrutural, proteômica, genômica, metabolômica, bioensaios, desenvolvimento de organismos geneticamente modificados, dentre outros.

Sobre a Phytobios

A Phytobios é uma empresa brasileira voltada para desenvolvimento e comercialização de tecnologias baseadas em biodiversidade por meio de pesquisa, licenciamento, propriedade intelectual, apoio regulatório e gestão de inovação. A empresa atua no desenvolvimento de tecnologias para a área farmacêutica, cosmética, alimentos e tecnologias naturais, realizando desde a fase de pesquisa até o desenvolvimento de protótipos utilizando produtos/processos com uso sustentável, oriundos da biodiversidade e/ou rotas biotecnológicas, sempre respeitando a legislação de acesso ao patrimônio genético. Em janeiro de 2014 foi inaugurada a primeira filial da Phytobios.

A filial conta com o Laboratório de Inovação em Produtos Naturais (LIPRON), localizado no Município de Parnaíba, Litoral do Estado do Piauí e uma área especialmente dedicada à experimentação agrícola com as melhores práticas de agroecologia. O LIPRON é um laboratório voltado a obtenção de extratos/ativos de alto valor para Pesquisa & Desenvolvimento, assim como bioprospecção a partir da biodiversidade para as mais diversas finalidades ligadas a tecnologias naturais e biotecnologia.

A Phytobios dentro deste contexto também contribui de forma efetiva na formação de recursos humanos ligados a projetos de inovação em programas nacionais e internacionais como FINEP subvenção, Inova Talentos IEL/CNPq e RHAE/CNPq por acreditar que a capacidade técnica com excelência constitui o verdadeiro alicerce do desenvolvimento com sustentabilidade.


Fonte: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299