.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1155

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



15/01/2015



Ciência será o grande programa das férias


No lugar do videogame, o laboratório. Em vez do passeio de bicicleta, o experimento científico. As escolhas foram feitas por 185 estudantes de 65 escolas públicas de ensino médio de Campinas e região, que participarão até o dia 6 de fevereiro da 13ª edição do Ciência & Arte nas Férias (CAF), programa organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp. A abertura das atividades ocorreu na manhã desta quarta-feira (7) no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A cerimônia, que contou com a participação de diversas autoridades, foi encerrada com uma palestra do professor Rogério Custódio, do Instituto de Química (IQ), que abordou o tema "A força do conhecimento científico".

Ao dar as boas-vindas aos presentes, a pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, professora Gláucia Pastore, observou que o Brasil tem dado maior ênfase à educação nos últimos anos. "A educação não pode abrir mão da pesquisa, que possibilita a descoberta. A pesquisa não é uma atividade restrita a um grupo de iluminados. O ato de pesquisar é inerente ao ser humano. Nas próximas semanas, vocês terão a oportunidade de frequentar laboratórios e participar de oficinas. Vocês vão descobrir coisas novas e isso será um diferencial na vida de vocês", afirmou.

[Acompanhe, em vídeo,
a cobertura da RTV]

O professor Fernando Coelho, assessor da PRP e organizador do CAF, lembrou que o programa vem ganhando envergadura com o passar dos anos. Em 2014, foram apresentados 72 projetos. Na atual edição, serão 98. "Esse número, somado a outros indicadores, demonstram que o programa vem dando frutos importantes", disse. Um aspecto relevante do CAF foi mencionado pelo pró-reitor de Graduação, professor Luís Alberto Magna. Segundo ele, a participação no Ciência & Arte nas Férias contribui para despertar a atenção do estudante do ensino médio da escola pública para a real possibilidade de ingressar em um dos cursos da Unicamp.

A mesma opinião foi manifestada pelo secretário de Cultura de Campinas, Ney Carrasco, que também é professor da Universidade. De acordo com ele, que representou o prefeito Jonas Donizette, as atividades do CAF ajudam a desmistificar a imagem da Unicamp como uma escola inacessível, bem como a gerar novos conhecimentos e a construir novas amizades. "Sem dúvida, isso resulta em transformação tanto para os participantes quanto para a Universidade", pontuou.

Na palestra que ministrou aos participantes do CAF, o professor Rogério Custódio destacou a importância da ciência na evolução da humanidade. Graças às descobertas científicas, disse, o homem aprendeu a voar, sofisticou os meios de comunicação e ampliou a sua expectativa de vida. "No início do século 20, as pessoas viviam, em média, 40 anos. Atualmente, a expectativa de vida é de pelo menos 70 anos. Isso foi possível por causa da descoberta de novos fármacos e do desenvolvimento de novos equipamentos usados na cura de doenças."

Aluna da Escola Estadual Sonia Maria Maschio Baptista, de Sumaré, Karen de Mesquita Ribeiro dividia a sua atenção entre as imagens apresentadas pelo professor Rogério Custódio e os gestos de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A surdez da estudante não representa qualquer empecilho para a sua participação no CAF, como ela própria fez questão de registrar. "Esta é a segunda vez que participo do programa. Na primeira, aprendi muito, inclusive novos sinais de Libras, usados para representar conceitos de Biologia que eu não conhecia. Minha expectativa é continuar aprendendo coisas novas, principalmente na área de computação", declarou a jovem. Karen também revelou que sonha em estudar na Unicamp. O curso? Ela ainda não definiu, mas a Pedagogia está entre as opções.

O programa Ciência & Arte nas Férias é oferecido pela Unicamp durante os meses de férias escolares de verão. É voltado aos estudantes de escolas públicas de ensino médio da região de Campinas, que têm a oportunidade de realizar estágios nos laboratórios da Universidade. Todas as grandes áreas do conhecimento estão envolvidas: Artes, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde e Tecnologia. Ao longo de um mês os estudantes se envolvem com os desafios atuais da ciência e da arte, com a metodologia do trabalho científico e da criação artística e com o ambiente humano dos ambientes de pesquisa.



Fonte: UNICAMP / Texto: Manuel Alves Filho / Imagens: Antoninho Perri / Edição de Imagens Paulo José Cavalheri








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299