.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1156

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



22/01/2015



Jailson Bittencourt de Andrade nomeado novo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI


 

Como divulgou Sonia Racy, em sua coluna "Direto da Fonte", no Estadão, Jailson Bittencourt de Andrade, respeitado pesquisador baiano, professor do Instituto de Química da UFBA, coordenador de um estudo multidisciplinar de largo fôlego sobre a Baía de Todos os Santos e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente (INCT E&A), será o novo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ele substitui o climatologista paulista Carlos Nobre neste cargo chave do MCTI, já que lida diretamente com políticas estratégicas para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Diga-se, aliás, que nos últimos anos a Bahia andou muito bem representada no setor. Lembremos que o pesquisador médico Manoel Barral Netto foi vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2011 e 2013, antes de assumir a direção da Fiocruz da Bahia. E que o atual pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFBA, o físico Olival Freire Júnior, também em 2011 assumiu a coordenação da Secretaria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

Outras novidades da área: Hernan Chaimovich, coordenador de programas especiais da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), entre os quais o muito bem sucedido programa dos Cepids, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão, o modelo paulista para os Incts federais, será o novo presidente do CNPq. E, como informado por Luís Patury, da Época, há uma semana, o cientista político Luís Fernandes, que já presidiu a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), voltará a esse importante posto. Vale lembrar que ele foi o secretário executivo do ministro Aldo Rebelo nos Esportes, foi secretário executivo do MCTI na época de Eduardo Campos e presidente do IPT, o centenário Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.


Fonte: Bahiaciência


O prof. Jailson tem um extenso e expressivo histórico de contribuições a SBQ. Associado número 1075, foi 1º secretário (1988-1990), vice-presidente (1990-1992), presidente (1996-1998) e membro do Conselho Consultivo (94-96 e de 1998 até 2014) da SBQ. Foi editor do Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) e é coordenador da Química Nova Interativa (QNInt). É professor titular do Departamento de Química Geral e Inorgânica do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1A, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), membro da Ordem Nacional do Mérito Científico, grau Grã Cruz, e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Energia e Ambiente.

A SBQ felicita o colega Jailson por mais esta distinção que muito nos orgulha e que bem reflete a sua competência e o exemplo de dedicação a ciência brasileira.








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299