.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1158

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



05/02/2015



Aldo Rebelo diz que parques tecnológicos são aposta para a inovação do País


O ministro visita obras do parque tecnológico no interior de São Paulo, conhece local onde será construído o Centro de Iniciação Esportiva (CIE) e participa do lançamento da pedra fundamental do Centro de Tradições Nordestinas

Em visita oficial a São José do Rio Preto (SP), no dia 31/01, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, ressaltou a contribuição dos parques tecnológicos para o desenvolvimento do País. "Não são apenas uma forma de incentivar as empresas de alta tecnologia, mas uma maneira de ajudar o Brasil a se engajar na vanguarda do desenvolvimento da economia mundial", disse, ao visitar as obras do Parque Tecnológico Deputado Orlando Bolçone, localizado em uma área próxima ao aeroporto da cidade.

Acompanhado do prefeito Valdomiro Lopes (PSB), da vice-prefeita, Ivani Vaz de Lima, de secretários estaduais, de vereadores e de autoridades locais, Aldo conheceu o parque tecnológico, já em construção. O mesmo local abrigará três universidades públicas (Unesp, Famerp e Fatec), um polo joalheiro, empresas com vocação tecnológica especialmente da área de saúde e, inclusive, uma floresta ecológica, que servirá para realização de pesquisas da Unesp.

Segundo o prefeito, há 80 empresas pré-cadastradas para integrar o parque. "São José do Rio Preto confirma sua vocação de estar sempre ligada ao que há de mais avançado em termos de atração de investimento", afirmou Aldo.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) coordena o Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos, cujos últimos editais saíram em 2013, em chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) voltada a parques tecnológicos em operação e em estágio de implantação. O parque tecnológico de São José do Rio Preto ainda não participa do programa. Segundo o ministro, o MCTI tem condições de apoiar a iniciativa por meio dos programas de incentivo às empresas de inovação e dos editais voltados para os parques.

Centro de Iniciação ao Esporte

Ainda pela manhã, a convite do prefeito, Aldo (que foi ministro do Esporte, de 2011 ao final de 2014) visitou, nas áreas residenciais Lealdade e Amizade, o lugar onde será construído o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que é um equipamento multiuso para a prática de esportes voltados à iniciação esportiva e ao esporte de alto rendimento.

O programa do CIE foi concebido pelo Ministério do Esporte para ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo nas grandes cidades brasileiras e faz parte das obras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Centro de Tradições Nordestinas

À tarde, o ministro participou da cerimônia de descerramento da placa de lançamento da pedra fundamental do Centro de Tradições Nordestinas Padre Cícero, que será construído em um terreno cedido pela prefeitura. "A gente vê todo tipo de nordestino aqui, desde operários da construção civil até os mais altos escalões da República", brincou o presidente do centro, Cícero Ferreira de Araújo, ao agradecer a presença do ministro.

"O centro homenageia não apenas os nordestinos, mas uma região de grandes valores morais, estéticos e culturais", disse o ministro, ressaltando, ainda, que "São Paulo e o Nordeste constroem cada vez com mais profundidade os laços indestrutíveis do País".

Aldo Rebelo cumpriu a agenda em São José do Rio Preto acompanhado do prefeito, da vice-prefeita, do deputado estadual Vaz de Lima (PSDB), do presidente da Câmara Municipal, Fábio Marcondes (PR), de vereadores, de secretários estaduais e de outras autoridades locais.


Fonte: Fernanda Melazo/Ascom do MCTI
http://www.mcti.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/jIPU0I5RgRmq/content/aldo-rebelo-diz-que-parques-tecnologicos-sao-aposta-para-a-inovacao-do-pais?redirect=/&








SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299