.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1158

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



05/02/2015



CNPq e Conselho Britânico firmam parceria


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Conselho Britânico firmaram parceria, no último dia 16/01, para a promoção de atividades científicas e tecnológicas, em especial no âmbito do Fundo Newton, iniciativa no ano passado pelo Reino Unido.

O objetivo é financiar conjuntamente projetos de pesquisa, desenvolvimento e treinamento, implementar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em temas de interesse comum, com ênfase em inovação e em comercialização de tecnologia, mobilidade acadêmica de pesquisadores, professores, estudantes e pessoal técnico e administrativo, além de atividades dos programas do Fundo Newton que sejam operados pelo Conselho Britânico.

O Conselho Britânico é uma organização internacional voltada para oportunidades educacionais e relações culturais e que atuará juntamente com o CNPq para estimular a cooperação científica, tecnológica e de inovação entre o Brasil e o Reino Unido.

No momento, duas ações consideradas como prioritárias são o Brazil-Newton Researcher Links (BNRL) e o CNPq-Newton Reflora Kew Capacity Building Project (CNRKCB).

O Brazil-Newton Researcher Links consiste em oferecer apoio para conectar grupos de pesquisadores em início de carreira no Brasil e no Reino Unido na participação em workshops com foco na construção de vínculos que promovam colaborações futuras e o aumento de oportunidades de carreira para pesquisadores. O CNPq concederá auxílio financeiro para as áreas temáticas de radiofármacos e nanotecnologia aplicada a questões de saúde pública.

O CNPq-Newton Reflora Kew Capacity Building Project é uma ação tripartite entre CNPq, BC British Council e o Kew Gardens do Royal Botanic Gardens. O trabalho envolve a digitalização do Reflora no Kew. O objetivo é proporcionar capacitação em técnicas de digitalização, suporte técnico para a coleta e interpretação de dados e também o apoio e a orientação científica.

O CNRKCB contribuirá significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil por meio da pesquisa, coleta e uso da informação de herbários, além de disponibilizar futuramente essa informação no Herbário Virtual da Flora Brasileira. Também proporcionará a expansão do conhecimento, do uso sustentável e da conservação da Flora Brasileira. São ainda objetivos da ação capacitar estudantes e pesquisadores brasileiros na taxonomia das espécies, e garantir que cientistas no mundo todo, e em especial os brasileiros, tenham acesso eletrônico a informações essenciais sobre os milhares de plantas brasileiras.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq








SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299