.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1160

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



19/02/2015



Jailson Bittencourt de Andrade é o novo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI


Para a secretária-geral da SBPC, Regina P. Markus, foi uma escolha excelente

O químico Jailson Bittencourt de Andrade foi nomeado para o cargo de secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O ato foi publicado nesta quinta-feira, dia 12, no Diário Oficial da União (DOU), assinado pelo ministro de Estado Chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante Oliva.

Professor titular do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jailson é conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Ele substitui o climatologista paulista Carlos Nobre no cargo, que lida diretamente com políticas estratégicas para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

Nascido em Ubaíra, Bahia, em 1951, ele é coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente (INCT E&A) e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Para a biomédica Regina Pekelmann Markus, secretária-geral da SBPC, foi uma escolha excelente. "O professor Jailson tem um vasto conhecimento no que tange a área de energia e vai se fazer assessorar nas demais áreas. Ele atuou em diferentes locais e é uma pessoa que tem trabalhado em prol da ciência, não só como cientista, mas também na política científica, por isso tem noção para onde devemos andar", afirmou.

De acordo com ela, ao lado de Hernan Chaimovich, nomeado para a presidência do CNPq, Jailson terá condições de diálogo. "Um faz política, o outro faz a execução financeira. Então, se tem condição de diálogo, a probabilidade de você gerar políticas de grande alcance aumenta muito. É muito importante a possibilidade de você ter duas pessoas do padrão deles nesses postos. Espero que se multipliquem os esforços e não somem", disse Regina.

Perfil

Graduado em Química na UFBA em 1979, Jailson é doutor em Ciências (Química Analítica e Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, em 1986. Ele é membro da American Chemical Society, da Comissão de Coordenação do CTPETRO e da Comissão da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás, Química e Petroquímica no Estado da Bahia.

De acordo com a ABC, ao longo de sua trajetória científica apresentou cerca de 150 trabalhos em congressos no país e no exterior e publicou mais de 60 artigos em periódicos com corpo editorial.

Fonte: Edna Ferreira/Jornal da Ciência
http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/1-jailson-bittencourt-de-andrade-e-o-novo-secretario-de-politicas-e-programas-de-pesquisa-e-desenvolvimento-mcti/

Veja mais uma matéria sobre o assunto em:

MCTI
Jailson de Andrade assume a Seped, e Carlos Nobre, o Cemaden

ABC
Jailson Bittencourt é nomeado secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299