.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1160

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



19/02/2015



Pesquisa em terras-raras é tema de reunião entre Aldo Rebelo e senador Luiz Henrique


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, se reuniu no dia 11/02 com o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), para tratar sobre a questão das terras-raras do Brasil. No encontro, o parlamentar destacou a importância do País se preparar para aproveitar suas reservas, que possuem elementos químicos essenciais à fabricação de itens tecnológicos como tablets, smartphones, aparelhos de ressonância magnética, carros híbridos, catalisadores para refino de petróleo e turbinas de energia eólica.

"Nosso País não pode renunciar à capacitação científica e tecnológica nesses 17 elementos fundamentais para a nova revolução industrial e eletrônica, na produção de ímãs permanentes, que podem fazer com que produtos eletroeletrônicos sejam mais eficientes e poupem mais energia, além da indústria automotiva, por meio do automóvel híbrido", afirmou o senador.

A criação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico dos Minerais de Elementos Terras-Raras (Padetr) foi aprovado pelo Senado em dezembro, com o objetivo de capacitar a indústria nacional para a produção baseada em terras-raras. A matéria tramita na Câmara dos Deputados.

Em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), o MCTI definiu um programa setorial para minerais estratégicos, que propõe o desenvolvimento e o estabelecimento da cadeia produtiva de terras-raras, desde a produção de óxidos até sua aplicação em componentes de produtos de alta tecnologia.


Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI
http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6903:pesquisa-em-terras-raras-e-tema-de-reuniao-entre-aldo-rebelo-e-senador-luiz-henrique&catid=1:latest-news








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299