.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1162

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



05/03/2015



Duas cientistas brasileiras recebem o prêmio internacional "L'ORÉAL-UNESCO PARA MULHERES NA CIÊNCIA"


Das cinco mulheres homenageadas por suas descobertas inovadoras, a astrofísica brasileira Thaisa Storchi representa a América Latina em projeto sobre buracos negros

A Fundação L'Oréal e a UNESCO anunciam hoje as cinco Laureadas e as 15 jovens e promissoras pesquisadoras vencedoras da 17ª edição do prêmio internacional "Para Mulheres na Ciência" (em inglês, "For Women in Science"), primeiro prêmio que apoia e reconhece pesquisadoras talentosas em todo o mundo e incentiva mais jovens a entrarem na profissão e construírem carreiras de sucesso na área científica.

A astrofísica brasileira Thaisa Bergmann, de 59 anos, é uma das cinco Laureadas internacionais de 2015 e foi escolhida por sua importante contribuição ao estudo dos buracos negros.

Representando a América Latina, Thaisa Bergmann, professora da Universidade do Rio Grande do Sul, é homenageada por seu extraordinário trabalho que levou ao entendimento de como buracos negros maciços se formam nos centros das galáxias, como evoluem e as moldam. As descobertas da professora são complementos essenciais ao nosso conhecimento sobre este fenômeno enigmático que, como muitas pessoas acreditam, poderia conter o segredo de uma das perguntas mais prementes da história da humanidade: "Como o universo se formou?".

"Fico muito feliz e realizada por ter meu trabalho reconhecido, tanto como cientista como mulher. Faz sentir que minha dedicação valeu a pena. Este reconhecimento é muito importante para mim perante minha família e, principalmente, meus filhos, que nem sempre entendiam porque eu não podia estar presente em alguns momentos importantes para eles", comenta Thaisa Bergmann.

Além de seu Prêmio anual, a parceria L'Oréal-UNESCO criou nesta edição o programa "Talentos Internacionais em Ascensão" (em inglês, "International Rising Talents") com o objetivo de acelerar o avanço de 15 jovens mulheres na ciência em todo o planeta. Esses talentos foram escolhidos entre mais de 230 bolsas de estudo concedidas a cada ano nas edições regionais do programa, em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Para este novo prêmio, a jovem cientista Carolina Andrade, da Universidade de Goiás, foi reconhecida por sua pesquisa para o tratamento da Leishmaniose, que afeta cerca de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. Em 2014, a jovem farmacêutica foi uma das sete vencedoras do único programa brasileiro dedicado a mulheres cientistas, que é realizado pela L'Oréal em parceria com a UNESCO e a Academia Brasileira de Ciências. Ambas serão homenageadas no dia 18 de março, em cerimônia que acontecerá na Sobornne, em Paris.

#mulheresnaciência: Luz sob a agenda científica e pelo equilíbrio de sexo na Ciência no Brasil e no mundo

Esta edição do prêmio coincide com o Ano Internacional da Luz da Organização das Nações Unidas, liderado pela UNESCO. Uma metáfora para o conhecimento, a sabedoria e a inteligência, a luz simboliza a ciência em si e o progresso que ela traz.

As Laureadas e os Talentos Internacionais em Ascensão de 2015 estão de fato iluminando o nosso caminho em direção a um mundo melhor. Dar a mais mulheres acesso à ciência não apenas beneficiará a pesquisa, mas também contribuirá para uma sociedade mais justa e mais democrática, principalmente na ciência. Em pleno terceiro milênio, muito progresso ainda precisa ocorrer para se conseguir um equilíbrio de gêneros na ciência. Em pleno terceiro milênio, ainda existe uma discrepância considerável com relação ao equilíbrio de sexos na ciência.

Foi pensando nessa estatística que a iniciativa L'Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência foi criada, há 17 anos. Seu principal objetivo é apoiar e reconhecer pesquisadoras talentosas e incentivar mais jovens a entrarem na profissão, buscando ajudá-las uma vez que suas carreiras estiverem em andamento.

2250 Mulheres reconhecidas em mais de 110 países

87 Laureadas do Prêmio homenageadas por sua excelência na ciência, incluindo duas que depois ganharam o Prêmio Nobel, sendo 5 brasileiras (ver abaixo)

2170 cientistas talentosas receberam bolsas para continuarem projetos de pesquisa promissores

No Brasil, a premiação completa dez anos em 2015, tendo beneficiado 61 jovens cientistas e distribuído aproximadamente R$ 3 milhões em bolsas-auxílio (US$ 1,2 milhão). Somente em 2014, mais de 300 cientistas inscreveram seus projetos. Este ano, as inscrições abrem no dia 10 de março, na Semana Internacional da Mulher.

O programa "Para Mulheres na Ciência" ajuda a construir histórias como a de Thaisa e de Carolina. A L'Oréal inspira e motiva as mulheres de hoje a transformarem o mundo de amanhã.

Em 17 edições, 6 brasileiras

Com a escolha de Thaisa Bergmann, seis brasileiras já incluíram seus nomes no time de estrelas da ciência: Mayana Zatz (Genética – USP), em 2001; Lucia Previato (Microbiologia – UFRJ), em 2004; Belita Koiller (Física – UFRJ), em 2005; Beatriz Barbuy (Astrofísica – USP), em 2009; e Marcia Barbosa (Física – UFRGS), em 2013.


Fonte: Fundação L'Oréal e a UNESCO

Outra matéria sobre o assunto:
ABC
Acadêmica ganha Prêmio L'Oréal-Unesco Para Mulheres na Ciência 2015
http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=3601








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299