12/03/2015
CCT vai discutir prioridades de três ministérios e avaliar Ciência sem Fronteiras
|
|
As agendas e prioridades dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; Defesa; e Comunicações para o biênio 2015-2016 serão apresentadas na Comissão de Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). A comissão aprovou, nesta terça-feira (10), dois requerimentos do presidente, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), para a realização de audiências públicas. As datas ainda serão definidas.
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) sugeriu que a audiência em que se ouvirá o ministro da Defesa seja feita em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), da qual é presidente.
— Esse tema da indústria brasileira de defesa tem uma enorme repercussão sobre a defesa e sobre a indústria, sobre a inovação, sobre o desenvolvimento tecnológico do paÃs — justificou.
Ciência sem Fronteiras
A CCT aprovou ainda requerimento de Cristovam Buarque para que o Programa Ciência sem Fronteiras seja avaliado pela comissão no exercÃcio de 2015. Todo ano as comissões do Senado devem escolher polÃticas públicas federais para acompanhar. Cristovam quer que a formação de recursos humanos para a ciência, tecnologia e inovação seja o foco da avaliação da CCT.
O programa do governo federal prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação no exterior. O objetivo é manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o programa busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros.
Centro de Biotecnologia na Amazônia
Também foi aprovado requerimento extra-pauta do senador Telmário Mota (PDT-RR) para uma audiência pública sobre a situação do Centro de Biotecnologia da Amazônia. A ideia foi do senador Omar Aziz (PSD-AM), que reclamou da ausência de regulamentação para que o centro receba verbas. Como Omar não é membro da comissão, Telmário apresentou o requerimento.
Fonte: Agência Senado
Link da notÃcia
|