.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1164

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



19/03/2015



Qnint: o Portal da SBQ para Química do ensino médio à pós-graduação

Portal do Conhecimento da SBQ reúne maior banco de moléculas tridimensionais em língua portuguesa e conteúdo para estudantes de Química do ensino médio à pós-graduação


Com 3,3 milhões de acessos em 2014 e mais de 9 milhões desde sua criação, o Qnint, Química Nova Interativa, o "portal do Conhecimento da SBQ" vem se firmando como referência em portais educacionais no Brasil. O Portal foi criado em 2009, é coordenado pelo professor Jaílson Bittencourt de Andrade (UFBA) e tem a coordenação de conteúdo feita pelo professor Guilherme Marson (IQ-USP).

O Qnint é dirigido para estudantes do ensino médio, universitários, pós-graduandos, professores e cientistas de outras áreas que buscam referências da Química. Uma equipe faz a atualização regular do conteúdo a partir do material publicado nas revistas impressas Química Nova, Química Nova na Escola e Revista Virtual de Química.

"A novidade que o Qnint trouxe em relação aos portais educacionais existentes em Ciências é a forma de organização do conteúdo e navegação", explica Marson. "Temos conteúdos temáticos, conteúdos conceituais, sugestões de atividades e de pesquisas voltadas para o ensino de química, além de recursos para a visualização interativa de estruturas moleculares tridimensionais."

Em cada seção há muito conteúdo. Nas sugestões de atividades, por exemplo, é comum encontrar experimentos em vídeo selecionados do portal Ponto Ciência, adequados para ensino e divulgação da Química. Nas estruturas moleculares, são mais de 300 representadas em três dimensões, com a possibilidade de o internauta manipulá-la, obter imagens para download e inseri-las como objetos de aprendizagem em outros sites. "Nosso banco de moléculas é o maior em língua portuguesa", afirma Marson.

É possível começar a navegar no Qnint buscando palavras-chaves. Por exemplo: "Carbono" tem 76 ocorrências. As cores indicam o tipo de conteúdo. Vermelho para conteúdos temáticos, azul escuro para conceitos, azul claro para downloads, verdes para estruturas moleculares e assim por diante.

Dentro da pesquisa "Carbono", uma das moléculas que aparece é o Sorbitol. Nesta página, além da estrutura tridimensional da molécula, há sua descrição, informações sobre uso, aplicação, síntese e mais:

Um exemplo de artigo científico publicado e conectado à pesquisa da palavra-chave "carbono":

Outra facilidade do Qnint é o usuário se cadastrar. É um processo que dura menos de um minuto e permite que o usuário publique as estruturas moleculares em seus próprios blogs, sites, além de fazer downloads.

Atualmente há 4.592 usuários cadastrados no Qnint, dos quais 80% se identificam como alunos e professores. Contudo, segundo Marson, ainda há espaço para maior penetração do Portal, seja no ensino médio, seja nas universidades. "Nossa divulgação é restrita aos nossos próprios canais, portanto é importante que as pessoas contem para as outras sobre o Qnint, para que este conhecimento seja partilhado cada vez por mais estudantes", diz o coordenador de conteúdo.

Visite e divulge o Qnint: http://qnint.sbq.org.br/novo/index.php


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299