.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1165

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



26/03/2015



Capes e Harvard assinam acordo para envio de estudantes de mestrado


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade de Harvard no dia 19/03, um aditivo ao Memorando de Entendimento e Plano de Trabalho que contempla a cooperação internacional entre as duas instituições. O novo termo irá incluir a modalidade de mestrado para intercâmbio e permitir que mais departamentos da universidade norte-americana possam recepcionar estudantes e pesquisadores brasileiros.

Jorge Almeida Guimarães e o vice-reitor de Relações Internacionais de Harvard, Jorge I. Dominguez (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)

O memorando original foi celebrado abril de 2012, em cerimônia que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff. O objetivo do acordo é oferecer apoio financeiro a estudantes e pesquisadores brasileiros altamente qualificados, das áreas prioritárias do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), em modalidades de graduação, doutorado e pós-doutorado.

No âmbito deste acordo, até o momento Harvard recebeu 26 bolsistas de graduação-sanduíche na Escola de Saúde Pública de Harvard. Já pelas chamadas regulares do Programa Ciência sem Fronteiras, recebeu 115 bolsistas divididos em modalidades de pós-doutorado, doutorado-sanduíche e de doutorado pleno em diversas escolas de Harvard.

Na mesma ocasião foi celebrado outro Memorando de Entendimento que criou um programa de cátedras para o envio à Harvard de professores sêniores, notáveis em suas áreas de atuação, com o objetivo de aprofundar a cooperação acadêmica e científica entre instituições de ensino superior e de pesquisa do Brasil com seus pares em Harvard. Este programa objetiva também aumentar o conhecimento pela comunidade acadêmica de Harvard sobre as contribuições desses professores visitantes em suas áreas de conhecimento. Até o momento, foram enviados dois catedráticos à Harvard pelo Programa.

Conheça.


Fonte: CCS/Capes
Link da notícia








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299