26/03/2015
Quid+: o portal da SBQ para crianças e adolescentes
Site tem o objetivo de encantar os mais jovens para o estudo da QuÃmica e traz diversos downloads e ferramentas para professores
|
|
Na exposição virtual "Cadê a QuÃmica", é possÃvel visitar os cômodos de uma casa e observar como a QuÃmica está no lar.
Visite e divulgue o Quid+: http://quid.sbq.org.br/
|
|
|
|
|
|
A professora Claudia Rezende, coordenadora do Quid+: "Nosso público é a garotada a partir de 13 anos, que já tem alguma noção de Ciências. E nosso objetivo é encantá-las para o estudo da quÃmica, que é uma matéria complicada"
|
Na semana passada vimos o Portal do Conhecimento da SBQ, o Qnint, e como ele pode ajudar estudantes do Ensino Médio à pós-graduação. Hoje vamos ver outro Portal da SBQ, este dirigido a um público um pouco mais jovem: crianças e adolescentes.
O Quid+ foi criado em 2011, como parte das ações do Ano Internacional da QuÃmica (AIQ), e é coordenado pela professora Claudia Rezende (UFRJ), doutora em QuÃmica Orgânica e apaixonada por divulgação cientÃfica. "Nosso público é a garotada a partir de 13 anos, que já tem alguma noção de Ciências. E nosso objetivo é encantá-las para o estudo da quÃmica, que é uma matéria complicada", conta a professora.
A linguagem visual do Quid+ é claramente voltada ao público infanto-juvenil, com desenhos que remetem aos gibis. O conteúdo é separado em sete seções que podem ser acessadas clicando em cores grandes em um desenho que lembra uma molécula de fulereno esférico C60.
No Quid+ o internauta pode visitar a exposição virtual "Cadê a QuÃmica", que percorre o interior de uma casa, mostrando como a QuÃmica está presente em nossas vidas domésticas. Acessando a seção "curiosidades", a criança poderá conhecer um pouco da história quÃmica da bola de futebol, e começará a conhecer alguns fundamentos da ciência, como a sÃntese da borracha vulcanizada, patenteada em 1836 por Charles Goodyear, que 19 anos depois projetou a primeira bola com este material. E há outras curiosidades também, no menu à esquerda na página.
|
"Nosso conteúdo procura aproximar a quÃmica da vida das crianças. Elas têm dificuldades de transpor fÃsico-quÃmica para o mundo real. Sala de aula cobra por cobrar, mas não busca criar um ser pensante que possa jogar o conhecimento em seu dia-a-dia", explica Claudia Rezende.
O Quid+ traz recursos também para professores, como o livro "A QuÃmica Perto de Você", um guia de experimentos de baixo custo para salas de aula do ensino fundamental e médio.
|
Neste livro, que pode ser baixado gratuitamente e impresso por qualquer um, o professor encontrará instruções para realizar 20 experimentos, como construir um extintor caseiro com uma garrafa pet, vinagre, bicarbonato de sódio, um conta-gotas e um tubo de ensaio.
No total, o Quid+ traz 15 livros para download: a coleção QuÃmica no Cotidiano, composta de sete volumes, e a Coleção Celebrando a QuÃmica, em parceria com a American Chemical Society, com quatro livros direcionados para alunos do ensino Fundamental, e quatro para alunos do inÃcio do ensino médio.
Ainda para download: estão disponÃveis os 20 painéis que compõem a exposição "A QuÃmica no Cotidiano", uma exposição itinerante que rodou pelo Brasil durante o AIQ, e pode ser montada em qualquer escola. "Precisamos fazer com que mais escolas, professores e crianças tenham contato com o Quid+", observa Claudia Rezende.
|
O Quid+ tem também a seção Caça-Palavras, que traz 10 módulos temáticos, como "Despoluição e as OlimpÃadas de 2016", a seção Entrevistas, em que quÃmicos de diferentes especialidades contam suas histórias, e a seção Novidades.
Texto: Mario Henrique Viana (Assessor de imprensa da SBQ)
|