.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1165

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



26/03/2015



Quid+: o portal da SBQ para crianças e adolescentes


Site tem o objetivo de encantar os mais jovens para o estudo da Química e traz diversos downloads e ferramentas para professores


 

Na exposição virtual "Cadê a Química", é possível visitar os cômodos de uma casa e observar como a Química está no lar.

Visite e divulgue o Quid+: http://quid.sbq.org.br/

     
 

A professora Claudia Rezende, coordenadora do Quid+: "Nosso público é a garotada a partir de 13 anos, que já tem alguma noção de Ciências. E nosso objetivo é encantá-las para o estudo da química, que é uma matéria complicada"

Na semana passada vimos o Portal do Conhecimento da SBQ, o Qnint, e como ele pode ajudar estudantes do Ensino Médio à pós-graduação. Hoje vamos ver outro Portal da SBQ, este dirigido a um público um pouco mais jovem: crianças e adolescentes.

O Quid+ foi criado em 2011, como parte das ações do Ano Internacional da Química (AIQ), e é coordenado pela professora Claudia Rezende (UFRJ), doutora em Química Orgânica e apaixonada por divulgação científica. "Nosso público é a garotada a partir de 13 anos, que já tem alguma noção de Ciências. E nosso objetivo é encantá-las para o estudo da química, que é uma matéria complicada", conta a professora.

A linguagem visual do Quid+ é claramente voltada ao público infanto-juvenil, com desenhos que remetem aos gibis. O conteúdo é separado em sete seções que podem ser acessadas clicando em cores grandes em um desenho que lembra uma molécula de fulereno esférico C60.

No Quid+ o internauta pode visitar a exposição virtual "Cadê a Química", que percorre o interior de uma casa, mostrando como a Química está presente em nossas vidas domésticas. Acessando a seção "curiosidades", a criança poderá conhecer um pouco da história química da bola de futebol, e começará a conhecer alguns fundamentos da ciência, como a síntese da borracha vulcanizada, patenteada em 1836 por Charles Goodyear, que 19 anos depois projetou a primeira bola com este material. E há outras curiosidades também, no menu à esquerda na página.

"Nosso conteúdo procura aproximar a química da vida das crianças. Elas têm dificuldades de transpor físico-química para o mundo real. Sala de aula cobra por cobrar, mas não busca criar um ser pensante que possa jogar o conhecimento em seu dia-a-dia", explica Claudia Rezende.

O Quid+ traz recursos também para professores, como o livro "A Química Perto de Você", um guia de experimentos de baixo custo para salas de aula do ensino fundamental e médio.

Neste livro, que pode ser baixado gratuitamente e impresso por qualquer um, o professor encontrará instruções para realizar 20 experimentos, como construir um extintor caseiro com uma garrafa pet, vinagre, bicarbonato de sódio, um conta-gotas e um tubo de ensaio.

No total, o Quid+ traz 15 livros para download: a coleção Química no Cotidiano, composta de sete volumes, e a Coleção Celebrando a Química, em parceria com a American Chemical Society, com quatro livros direcionados para alunos do ensino Fundamental, e quatro para alunos do início do ensino médio.

Ainda para download: estão disponíveis os 20 painéis que compõem a exposição "A Química no Cotidiano", uma exposição itinerante que rodou pelo Brasil durante o AIQ, e pode ser montada em qualquer escola. "Precisamos fazer com que mais escolas, professores e crianças tenham contato com o Quid+", observa Claudia Rezende.

O Quid+ tem também a seção Caça-Palavras, que traz 10 módulos temáticos, como "Despoluição e as Olimpíadas de 2016", a seção Entrevistas, em que químicos de diferentes especialidades contam suas histórias, e a seção Novidades.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessor de imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299