.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1165

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



26/03/2015



Clube de Ciências abre inscrições para estudantes voluntários


As inscrições acontecem de 30 de março a 10 de abril

De 30 de março a 10 de abril, o programa de extensão 'Clube de Ciências', do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), abre inscrições para estudantes voluntários dos Cursos de Licenciaturas em Biologia, Ciências, Física, Química e Letras (com ênfase em LIBRAS). Para tanto, os interessados deverão entregar Curriculum Lattes no Laboratório de Ciências, Bloco F, Setor Sul, em horário comercial (de 8 as 12h e de 14 as 17h).

Os requisitos necessários para os voluntários são: ter cursado pelo menos 2 semestres do Curso de Licenciatura em Biologia, Ciências, Física, Química e Letras (com ênfase em LIBRAS), ter disponibilidade de 12h semanais e ter afinidade com a docência. As atividades ocorrem somente aos sábados, das 9h às 12h, exceto feriados, envolvendo estudantes da graduação, professores da Ufam interessados na pesquisa na área de Ensino de Ciências, professores da Educação Básica e estudantes de Escolas Públicas.

Os estudantes desenvolverão estas atividades: pesquisa na área de Ensino de Ciências (Química, Física e Biologia); planejamento e realização de atividades didáticas com estudantes do ensino da Rede Pública Estadual e Municipal; orientação de estudantes no âmbito da pesquisa na área de Ensino de Ciências e realização de atividades didáticas; e pesquisa, planejamento e atividades didáticas com estudantes surdos.

Os interessados podem entrar em contato pelo emaill ufamclubedeciencias@gmail.com ou pelo telefone (92) 81590910.

Sobre o Programa

O Clube de Ciências é um dos principais programas de extensão da UFAM, cujas atividades já ocorrem há 28 anos. O objetivo do Clube é promover o estudo e o ensino da ciência por meio de ações sinérgicas entre Universidade, Escola e comunidade local. Trata-se de um ambiente alternativo de ensino, popularização da ciência e aprimoramento da formação professores. A partir dela, estudantes da educação básica (sócios curumins) participam de atividades didático-pedagógicas com temas científicos infanto-juvenis sob a orientação de estudantes de licenciaturas (professores-estagiários), os quais, por sua vez, são orientados por professores mestres e doutores do Instituto de Ciências Biológicas e do Instituto de Ciências Exatas da UFAM e da Secretaria de Educação do Estado.

Importância do Programa

Ao longo desses 28 anos, o Clube tem contribuído positivamente para a educação científica de crianças e adolescentes da Amazônia, bem como para o desenvolvimento profissional de futuros professores de ciências da educação básica. Esses estudantes vivenciam a prática antecipada de docência de forma assistida por professores mais experientes, além de compartilharem essa experiência com seus colegas de equipe no próprio contexto de atuação onde desenvolverão suas atividades profissinais no futuro.


Fonte: Ufam
Link da notícia








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299