.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1167

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



09/04/2015



SBQ Participa de Reunião Focada em Materiais Avançados de Carbono


Encontro da Sociedade Internacional de Eletroquímica congregou mais de 180 cientistas de 31 países em Angra dos Reis para debater as propriedades e aplicações desses materiais


 
 Na mesa de abertura da reunião, a partir da esquerda: Aldo J.G. Zarbin (presidente-sucessor da SBQ), Romeu C. Rocha Filho (UFSCar) e Greg M. Swain (Michigan State University / UFSCar).

A comunidade internacional da Química tem diversos segmentos. Todos eles estarão reunidos no grande evento da Iupac, em 2017 no Brasil, e até lá ocorrerão muitos encontros e reuniões preparatórias. Uma deles aconteceu no final do mês passado em Angra dos Reis-RJ. Foi a 16ª Reunião Tópica da ISE (Sociedade Internacional de Eletroquímica). Realizada pela ISE em colaboração com a Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica da SBQ, a reunião teve como tema "Propriedades e Aplicações Eletroquímicas de Materiais Avançados de Carbono" e reuniu mais de 180 participantes de 31 países.

"Esse tipo de encontro, por ser extremamente focado em um tópico, permite discussões e trocas de experiências profundas", explica o presidente-sucessor da SBQ, Aldo José G. Zarbin (UFPR), que foi um dos "keynote speakers".

 

Os co-presidentes da comissão organizadora foram o Professor Romeu C. Rocha Filho, da UFSCar, e o Professor Greg M. Swain, da Michigan State University (EUA), que é pesquisador visitante especial junto ao Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar, dentro do Programa Ciência Sem Fronteiras, com apoio específico da CAPES. Eles observam que o fato de poder ter no Brasil pesquisadores de todo o mundo para discutir os últimos avanços sobre o uso de materiais avançados de carbono em Eletroquímica é de grande importância. "Uma reunião como esta é também uma oportunidade de divulgar a colegas de outros países as pesquisas nesta área que estão sendo realizados no Brasil", disseram, em entrevista conjunta ao Boletim da SBQ.

Materiais de carbono abrangem tanto alguns velhos conhecidos da humanidade como diamante e grafite, quanto os mais recentes – e não menos promissores – grafeno e nanotubos, que já mostraram capacidade de revolucionar diversas áreas do conhecimento como saúde e energia. "São importantes em muitas áreas, cabendo destacar seu uso em baterias, capacitores, tratamento de água, biossensores e muito mais. Para essas aplicações, com obtenção de um alto desempenho, faz-se necessário entender as propriedades dos materiais, um dos focos principais do evento", explicam Rocha Filho e Swain.

Segundo Rocha Filho, o Brasil tem ótimos exemplos de pesquisas que abrem fronteiras nessa área. "Sem dúvida, o País tem muitos casos de aplicações de materiais de carbono. Alguns exemplos são o grupo do Prof. Lauro Kubota, na UNICAMP, que desenvolve sensores baseados em nanotubos de carbono, grafeno e outras formas de carbono. Outro grupo é o da Profa. Neidenêi Gomes Ferreira, no INPE, que produz, caracteriza e usa diferentes formas de carbono, em especial diamante. Na UFPR, o grupo do Prof. Aldo José G. Zarbin trabalha com grafeno e nanotubos de carbono, algumas vezes combinando com polímeros, criando materiais compósitos, para uso em sensores, eletrodos de baterias, capacitores etc."

O retorno dos participantes foi muito positivo, de acordo com Rocha Filho e Swain, principalmente sobre a alta qualidade das apresentações e as muitas oportunidades para interações sociais e discussões científicas. "Também celebramos o fato de quase 2/3 dos participantes serem de outros países. Consideramos que o evento foi um sucesso", disseram os co-organizadores, que em seus laboratórios estão envolvidos em pesquisas com materiais de carbono, tanto caracterizando suas propriedades eletroquímicas como desenvolvendo possíveis aplicações em sensores, no tratamento de efluentes e em dispositivos para conversão e armazenamento de energia.

Rocha Filho e Swain destacam o trabalho na organização realizado pela Profa. Dra. Lucia H. Mascaro (UFSCar), ex-diretora da Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica da SBQ do biênio 2012-2014, que presidiu a comissão organizadora local do evento. Também agradecem o apoio da CAPES, do CNPq, da FAPERJ, e da FAPESP, que apoiou a participação de pesquisadores do estado de São Paulo.

Para saber mais sobre a Reunião:
http://topical16.ise-online.org/index.php

Para saber mais sobre a ISE:
http://www.ise-online.org/


Texto: Mario Henrique Viana (Assessor de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299