.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1168

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



16/04/2015



Prêmio de Pesquisa Básica 'Marcos Luiz dos Mares Guia'



 

As inscrições para a edição 2015 do Prêmio de Pesquisa Básica "Marcos Luiz dos Mares Guia" já estão abertas. Neste ano, a categoria contemplada será Instituição/Empresa. O objetivo é reconhecer o trabalho de unidade (departamento, laboratório, núcleo, entre outras) de instituição/empresa com atuação em Ciência e Tecnologia, ou a própria instituição/empresa, pública ou privada, sediada no Estado de Minas Gerais ou que tenha seu centro de pesquisa e desenvolvimento ou similar instalado em território mineiro. Além de diploma e medalha, o vencedor receberá prêmio em dinheiro no valor de R$12 mil, a ser investido em atividades de pesquisa básica desenvolvidas pelo premiado.

O lançamento da edição 2015 foi marcado por cerimônia realizada no dia 23 de março no auditório da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramírez, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Acadêmico Jorge de Almeida Guimarães, o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Vinícius Rezende, e o presidente da Fapemig, o Acadêmico Evaldo Ferreira Vilela - que também é presidente da comissão julgadora do prêmio -, participaram da solenidade.

Na ocasião, Vilela lembrou um dos principais motivos para a criação do prêmio, há quase oito anos: apurar os resultados dos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação e apresentá-los para a sociedade. "Temos que criar, no Brasil, um sistema mais focado em resultados. Para uma agência como a Fapemig, é essencial entregar inovações e qualidade de vida para a população. Mas não há inovação sem pesquisa básica", acredita.

Inscrições

O período de inscrições para o Prêmio Marcos Mares Guia vai de 24 de março a 5 de junho de 2015. Para se candidatar, é necessário encaminhar, pelos correios, documentos como uma justificativa ou carta de recomendação destacando o porquê da candidatura; resumo, em até três laudas, da pesquisa ou conjunto delas; e ficha de inscrição devidamente preenchida. Todos os detalhes estão disponíveis no portal da Fapemig.

As propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora, formada por seis membros, todos pesquisadores de reconhecido mérito, sendo dois indicados pelo Conselho Curador da Fapemig, um indicado pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Conecit), um indicado do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Ipes), um indicado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e um indicado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O julgamento será finalizado até 4 de setembro de 2015 e o anúncio do vencedor acontecerá em até 60 dias após essa data.


Fonte: Academia Brasileira de Ciências
Link da notícia








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299