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30/04/2015



USP tem recorde de ingressantes de escolas públicas em 2015


Número de alunos matriculados que se declararam pretos, pardos e indígenas (PPI) também cresceu, passando de 17,2%, em 2014, para 18,8% neste ano

Em 2015, o número de ingressantes oriundos de escolas públicas na USP cresceu 8% em relação ao ano anterior, passando de 32,3% para 35,1%. Esse número representa o maior índice registrado na Universidade desde a criação do Programa de Inclusão Social (Inclusp), em 2006.

No total de ingressantes na Universidade, o número de alunos matriculados que se declararam pretos, pardos e indígenas (PPI) também cresceu, passando de 17,2%, em 2014, para 18,8% neste ano. Desses, 32,1% são oriundos de escolas públicas beneficiados pelos bônus do Programa, representando aumento de 14,2% em relação a 2014.

Outro dado importante refere-se ao perfil socioeconômico dos alunos ingressantes neste ano. A maior porcentagem dos matriculados declarou ter renda familiar de três a cinco salários mínimos — 19,6% dos alunos matriculados em 2015 (em 2008, essa porcentagem era de 15,7%). Para a renda familiar de até sete salários mínimos, o índice chega a 56,7%. Em 2008, esse índice era de 41,5%.

"Em essência, esses dados revelam sucesso, ainda que parcial, na política de bônus adotada pela USP e intensificada nos dois últimos anos. Essa política aumenta a competitividade dos candidatos oriundos das escolas públicas e, como consequência, aumenta a proporção de pretos, pardos e indígenas, ao mesmo tempo em que aumenta o ingresso de estudantes com renda familiar menor", destaca o reitor Marco Antonio Zago.

Sistema de bônus

Em 2014, o Conselho de Graduação aprovou mudanças no sistema de bonificação do Inclusp. A partir do Vestibular deste ano, o candidato de escola pública recebe a porcentagem total da bonificação, que varia de acordo com o grupo em que o candidato se inserir.

Linha histórica

Nos últimos cinco anos, de 2010 a 2015, a percentagem de novos alunos que entraram na USP vindos da escola pública aumentou em 36%. O número absoluto de alunos oriundos das escolas públicas aumentou 41% nesse período (de 2.730, em 2008, para 3.847, em 2015).

Entre os alunos PPI vindos da escola pública, no mesmo período, o número absoluto aumentou 89% (652, em 2008, para 1.232, em 2015).​


Fonte: Assessoria de Imprensa da USP
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