.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1170

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



30/04/2015



CNPq comemora 64 anos com homenagem a servidores


Evento realizado no dia 23 de abril em celebração aos 64 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) destacou a homenagem aos servidores "Prata da Casa" e aposentados

Na abertura da cerimônia, os servidores que completaram 25 anos de trabalho e os aposentados no ano de 2014 foram homenageados e receberam um certificado alusivo ao tempo de serviço e dedicação ao CNPq. O presidente da instituição, Hernan Chaimovich, agradeceu o empenho e bons serviços prestados pelos servidores aposentados e pelos "Prata da Casa" e lembrou a sua importância para o desenvolvimento institucional: "Sem a ação do CNPq e de seus colaboradores, não haveria a evolução acadêmica que temos hoje em todas as áreas do conhecimento nem o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas agrícola, mineral, químico, petrolífero, farmacêutico, nuclear e tantas outras". Além disso, Hernan se dirigiu a cada um dos homenageados com palavras atenciosas e de reconhecimento.

Em seu discurso, o presidente do CNPq lembrou que também era aniversariante, com exatos 60 dias de mandato na instituição. Conheceu pessoas que o enriqueceram em cada momento, compartilhou algumas de suas angústias e resumiu sua curta experiência na Casa com uma declaração simples: "gosto do CNPq, me sinto em casa e estou consciente da imensa responsabilidade que coletivamente compartilhamos".

Hernan frisou que o CNPq pratica, com rara competência, diversas ações, mas citou três delas: executar a política de Estado em CT&I do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); executar a política de Estado em CT&I de outros ministérios; e apoiar, por meio de bolsas, pesquisadores e estudantes para estimular o desenvolvimento do país. Lembrou, também, que o CNPq deve continuar seguindo na direção de uma quarta ação, que estava explícita desde a lei de criação do CNPq, em uma dimensão compatível com a sua história: a formulação e implementação de ações de política científica que, em consonância com o MCTI, tenham como berço a reflexão interna sobre ações de fomento. "É nesta direção, além de todas as iniciativas e ações descritas, que o CNPq tem mudado o cenário de C,T & I no País".

Citou como exemplo a implantação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), que mudou para sempre a geografia da produção, transferência e difusão de conhecimento do País. "Ações como esta, além de precisarem ser continuadas, são um exemplo do impacto nacional desta Casa. Ações como esta necessitam de orçamento, claro, mas também de liderança e mudança de cultura".

Essas últimas palavras foram expressamente definidas pelo presidente, explicando que elas requerem de todos empoderamento, compromisso e ação: "empoderamento para que cada um, dentro de sua competência e função, seja responsável pela sua área de atuação; compromisso, que mostre, na prática do dia a dia, o envolvimento com a missão do CNPq; Ação, que mostre o empoderamento e o compromisso".

Para finalizar, Hernan Chaimovich disse que o futuro não depende exclusivamente da vontade, das propostas ou das ações do Presidente do CNPq e que o êxito alcançado por esta Instituição sempre foi possível com um conjunto de colaboradores que gostam de estar no CNPq: "É este apelo por gostar do CNPq que eu quero deixar como última mensagem".

A Secretária-Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Emília Ribeiro Curi, que compareceu para prestigiar o aniversário da Instituição representando o Ministro Aldo Rebelo, destacou a importância do CNPq para o Brasil: "o CNPq é uma instituição de referência para a ciência brasileira. E não tenho dúvidas de que a ciência, a tecnologia e a inovação fazem parte do lema Pátria Educadora".

Emília, que é servidora de carreira da área de C, T & I, disse ainda que, além de o CNPq ser um órgão de excelência no cenário nacional e internacional, faz parte da renovação do nosso conhecimento todos os dias. "Espero que os servidores que hoje recebem a homenagem "Prata da Casa" cheguem a receber "ouro da casa", porque ai é que está a experiência que se transmite aos colegas, e isso faz parte do amadurecimento de todo órgão".

Compuseram, ainda, a Mesa os diretores do CNPq Luiz Horta, Marcelo Morales, Geraldo Nunes Sobrinho (substituto) e Alexandre Garcia (substituto).

Acesse a galeria de fotos.


Fonte: Coordenação de Comunicação do CNPq
Link da notícia








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299