.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1171

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



07/05/2015



Glenda Mezarobba é a nova diretora de Cooperação Institucional do CNPq


A cientista política Glenda Mezarobba tomou posse nesta segunda-feira, 04 de maio, no cargo de diretora de Cooperação Institucionaldo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Glenda traz à agência sua experiência de gestora na área de ciência e tecnologia e sua forte atuação no campo dos Direitos Humanos, com destaque para o trabalho de diretora de Ciências Humanas e Sociais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - a Fapesp -, entre 2010 e 2012, e na assessoria da Comissão Nacional da Verdade da Presidência da República, nos últimos dois anos.

Na cerimônia de posse, que aconteceu na sede do CNPq, em Brasília, o presidente da agência, Hernan Chaimovich, saudou a nova diretora, relembrando os anos de trabalho juntos na Fapesp, e reforçou o compromisso de Glenda com a competência e a verdade. "Pra nós, é muito bom que ela finalmente esteja aqui, tenho tanta confiança na Glenda como tenho em todos meus atuais diretores", ressaltou.

Glenda Mezarobba apontou os desafios e os estímulos de assumir uma diretoria que engloba diversas áreas "nesse momento em que o mundo cada vez mais se conecta via ciência", completou. Segundo Glenda, a ciência que é feita no país ainda está se conectando e o Brasil ainda tem o desafio de torná-la tão continental quanto suas dimensões territoriais. Para ela, os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – os INCTs – possuem um papel fundamental nessa conexão da ciência dentro do Brasil.

A Diretoria que Glenda Mezarobba assume coordena programas importantes do CNPq tais como o Ciências Sem Fronteiras, os Programas de Iniciação Científica, a Cooperação Internacional e os INCTs.

Estavam presentes na cerimônia de posse o presidente do CNPq, HernanChaimovich; o coordenador Geral de Programas de Pesquisa em Ciências Exatas (CGCEX/DEHS), Alexandre Garcia; o diretor de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI), Luiz Alberto de Freitas Brandão Horta Barbosa; o coordenador-geral do Programa Ciência sem Fronteiras, Geraldo Nunes Sobrinho, a Chefe de Gabinete do CNPq, Maria Cláudia Miranda Diogo, a Coordenadora Geral do Programa de Pesquisa em Saúde (CGSAU/DABS) e a Coordenadora Geral de Cooperação Nacional (CGNAC/DCOI), Ana Paula Correa

Currículo

Paranaense, formada em Jornalismo, pela Universidade Federal do Paraná, em 1988, Glenda é Mestre e Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e concluiu o Pós-doutorado pela Universidade de Campinas.

Trabalhou como repórter por alguns anos em jornais e revistas, mas foi na área de Direitos Humanos que Glenda mais atuou. Na condição de especialista em Justiça de Transição, ou seja, em como os Estados lidam com legados de violações em massa de direitos humanos, escreveu os quatro verbetes referentes ao Brasil para a primeira enciclopédia sobre o tema, publicada pela Cambridge University Press, em 2012.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social
Fotos: Cláudia Marins
Link da notícia








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299