.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1173

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



20/05/2015



Empossados diretores presidente e científico da Fapergs


O evento foi realizado no dia 14/05

O cientista político Abilio Afonso Baeta Neves foi empossado, no dia 14/05, na presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), em cerimônia no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco. O químico Érico Marlon de Moraes Flores também tomou posse, como diretor-científico.

De volta ao comando da Fundação, onde foi diretor-presidente e científico entre 1987 e 1990, Baeta Neves tem a missão de liderar a pesquisa científica gaúcha. "O desafio é tornar sustentável o financiamento de pesquisa estadual ao mesmo tempo em que buscamos um orçamento mais adequado para a Fundação. Precisamos construir uma relação transparente e de reconhecimento dos gaúchos com a pesquisa feita aqui. A meta é simplificar o processo de solicitação de apoio, de concessão e de efetivação dos recursos concedidos", afirmou.

Na avaliação dele, o investimento em ciência e tecnologia é um caminho para o Estado recuperar as finanças. "O que ajuda a sair da crise na sociedade contemporânea globalizada e do conhecimento é ciência e tecnologia. É uma urgência e, se não for percebida assim, não iremos retomar a competitividade econômica do Rio Grande do Sul", destacou.

Baeta Neves acrescentou que para chegarmos a um patamar de potências como São Paulo, Minas Gerais e nações desenvolvidas da América do Norte e Europa, "a sociedade gaúcha precisa mudar a avaliação de que a pesquisa científica é apenas um objeto de consumo, e não um fator de investimento".

Para o titular da Sdect, Fábio Branco, inovação e empreendedorismo são palavras fundamentais no trabalho da Secretaria. "Pensamos nisso vinte e quatro horas por dia e, para colocarmos o discurso em prática, é preciso muito investimento em ciência e tecnologia", salientou.

Branco lembrou que o órgão está criando um sistema integrado de comunicação, que envolve todas as vinculadas – Cientec, Fapergs, Uergs Badesul, AGDI –, para trabalhar nas diretrizes estratégicas do governo do Estado. "Um sistema minucioso e detalhado, onde cada instituição terá metas objetivas, e que enxergará a inovação como um retorno para a população, gerando desenvolvimento, emprego, renda e qualidade de vida", acrescentou.

Além do presidente do Conselho Superior da Fapergs, Hélio Leães Hey, e do diretor administrativo, Marco Antonio Baldo, estiveram presentes o presidente do Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Sérgio Gargioni, e os ex-presidentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, e da Fapergs, Nádya Pesce da Silveira.

Perfis
Natural de São Paulo, Baeta Neves, 65 anos, é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Ciência Política pela Westfälische Wilhelms Universität, de Münster, na Alemanha. Também atuou como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRGS (1988-1992), secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (1996-2000) e presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre 1995 e 2002.

Érico Flores, 49, é formado em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e dos Materiais pela UFRGS. Além de professor, atuou em cargos diretivos na Sociedade Brasileira de Química (2010-2012) e coordenou o desenvolvimento de projetos em Farmacopéia Brasileira e Produção de Materiais de Referência do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.


Fonte: Gonçalo Valduga / Ascom-Fapergs
Link da notícia








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299