.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1173

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



20/05/2015



Cerimônia de entrega do Prêmio acontece em Brasília


Os agraciados com o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade – Edição 2014 participou no dia 11/05, da cerimônia de entrega que aconteceu no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília. O presidente substituto e presidente da Comissão de Prêmios da Capes, Lívio Amaral, representando o presidente da Capes, Carlos Afonso Nobre, reconheceu o esforço do ex-presidente da Coordenação, Jorge Almeida Guimarães, pela inspiração, vontade e persistência no estabelecimento de premiações na Fundação. "A implementação de prêmios faz com que tenhamos, no país, momentos para conhecermos e valorizarmos estes estudantes, professores e pesquisadores."


Lívio Amaral, representando o presidente da Capes, Carlos Afonso Nobre, falou sobre a importância do reconhecimento de trabalhos acadêmicos (Foto: Priscilla Venancio – CCS/Capes)

Lívio citou também o Prêmio Capes de Tese e o Prêmio Capes-Interfarma como parcerias de sucesso para valorização da academia. "Que possamos ainda fazer mais parcerias, pois são muitos aqueles que merecem reconhecimento pelo trabalho, esforço e dedicação para produzir riquezas para esse país. Estamos vivendo a era da sociedade do conhecimento, precisamos muito dessas pessoas atuando na academia."

Para finalizar, agradeceu não só aos premiados pelos trabalhos desenvolvidos, mas também aos familiares, peças fundamentais durante a execução dos estudos. "Cada familiar foi fundamental para que os premiados fizessem não só uma tese ou uma dissertação, mas que as fizessem tão boas a ponto de serem consideradas as melhores entre as inscritas. Se os autores foram capazes de fazer um excelente trabalho, foi também por terem uma estrutura familiar que os apoiasse."


Luiz Eugênio de Mello ressaltou a importância da ciência para a execução de trabalhos de forma sustentável (Foto: Priscilla Venancio – CCS/Capes)

O diretor do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável, Luiz Eugênio de Mello, ressaltou a importância da ciência para a execução de trabalhos de forma sustentável. Por isso ressaltou a importância da premiação a autores que estudam o tema. "É fundamental o incentivo ao desenvolvimento do conhecimento. As parcerias entre empresas e agências como a Capes, o CNPq são muito eficientes."

Também entregaram os prêmios o gerente de Parcerias e Recursos da Diretoria de Inovação da Vale S.A. e ex-presidente da Capes, Sandoval Carneiro Junior, e o membro do Conselho Superior da Capes, Arlindo Philippi Jr.


Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Dissertações de Mestrado (Foto: Priscilla Venancio – CCS/Capes)

Prêmio Vale-Capes
O Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade foi criado inicialmente a partir de parceria firmada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada em 2012. A primeira edição teve cerimônia de entrega em Belém, em 2013, e a premiação da segunda edição foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, em 2014.


Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Teses de Doutorado (Foto: Priscilla Venancio – CCS/Capes)

O Prêmio é uma parceria entre a Capes e a Vale S. A., firmada com o objetivo de identificar, divulgar e premiar trabalhos que apresentem ideias inovadoras com potencial para transformação em produto ou processo e também promover o reconhecimento da atividade científica e tecnológica em áreas temáticas que versem sobre o desenvolvimento sustentável e, em especial sobre tecnologia socioambiental, tais como Processos eficientes para redução do consumo da água e energia; Aproveitamento e reaproveitamento de resíduos ou rejeitos; Redução de gases do efeito estufa (GEE); e Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza.


O Prêmio é uma parceria entre a Capes e a Vale S. A. (Foto: Priscilla Venancio – CCS/Capes)

O Prêmio é constituído por Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Teses de Doutorado e Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Dissertações de Mestrado, e é outorgado às teses e dissertações aprovadas nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação.


Nesta terceira edição, foram protocoladas 127 inscrições de 56 instituições do Brasil (Foto: Priscilla Venancio – CCS/Capes)

Nesta terceira edição, de 2014, foram protocoladas 127 inscrições, sendo 37 teses de doutorado e 90 de dissertações de mestrado, apresentadas e defendidas em 2013 em 56 instituições de todo o Brasil. Dentro dos critérios de premiação, originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e inovação, a seleção foi feita por consultores da comunidade acadêmica indicados pela Vale S.A., pelos coordenadores de área da Capes e pela Diretoria de Avaliação da Capes.


Fonte: CCS/Capes
Link da notícia








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299